Porsche Holding assume controlo da SIVA e promete investimento de 15 milhões de euros

21/10/2019

Com o claro objetivo de devolver a SIVA (Sociedade de Importação de Veículos Automóveis) a um patamar de destaque no mercado automóvel nacional, a Porsche Holding Salzburg (PHS) assumiu oficialmente a responsabilidade pelas operações da importadora das marcas Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, Skoda, Bentley e Lamborghini, começando já a trabalhar no sentido de relançar as operações do Grupo Volkswagen em Portugal.

A cerimónia oficial teve lugar nas instalações da SIVA, na Azambuja, com os principais responsáveis da PHS e da SIVA a definirem as orientações para a melhoria das operações da importadora em Portugal, tendo como objetivo principal o aumento das vendas das marcas representadas para 30 mil veículos anualmente num prazo de três anos. Uma meta que assumem como exequível, mas sem comprometer a rentabilidade no mercado ou o valor das marcas, prometendo ainda um investimento de cerca de 15 milhões de euros no país.

Hans-Peter Schützinger, porta-voz da administração, explicou que Portugal vai passar a ser um mercado “chave” para a Porsche Holding Salzburg, afiançando que o objetivo de 30 mil automóveis vendidos por ano “é muito importante e não é impossível”, até por ser um valor que se assemelha àquele que era normal no grupo antes da crise.

Schützinger explicou ainda que a atenção ao cliente é central às atividades da PHS, cujas raízes datam de há mais de 70 anos, então como uma empresa familiar na Áustria dedicada à importação de modelos da Volkswagen. “Mantivemo-nos sempre muito práticos, com forte concentração nos nossos clientes. Neste aspeto, nada mudou ao longo de muitos anos de atividade”, explicou, aproveitando ainda para tecer alguns elogios para a SIVA enquanto importadora e destacando os pontos positivos do trabalho feito até aqui.

“Estamos satisfeitos com esta nova missão em Portugal. Encontrámos uma equipa sólida e competente, com a qual partilhamos o nosso know-how em distribuição internacional e unimos esforços para que a SIVA alcance novamente os êxitos de anos anteriores”, explicou Schützinger, mostrando confiança nessa mesma equipa. “Estamos convencidos de que são competentes e não vamos mudar a equipa local”, acrescentou ainda.

Satisfeito com este desenlace depois de alguns meses de indecisão e de dificuldades operacionais que se traduziram numa perda de quota no mercado automóvel, Pedro de Almeida destacou a importância deste momento para o futuro da empresa, lembrando que os problemas não se solucionam automaticamente com a aquisição por parte da Porsche Holding, mas que podem agora ser abordados de forma eficaz e com as ferramentas mais indicadas.

“Este é um momento muito importante para o futuro da SIVA. Proporciona-nos agora a oportunidade de colocar a nossa organização comercial novamente na senda do progresso, com as melhores marcas, as melhores equipas e também com a melhor empresa de distribuição do setor automóvel”, destacou. Sobre a forma de incrementar as vendas automóveis em Portugal das suas marcas, o responsável reconhece o peso do ‘rent-a-car’ em Portugal, mas assegura que a participação da SIVA nesse setor estará sempre subordinado ao fator de risco controlado.

“O setor de rent-a-car é um negócio de risco, face à questão do valor residual. Não vamos esquecer que faz parte de 24 ou 25% do mercado português, mas vamos fazê-lo de forma controlada e com risco controlado. Um grande ativo das marcas automóveis é o valor residual dos seus carros, por isso importa fazê-lo por um canal apropriado e não por outros canais que degradem ainda mais esse mesmo valor residual”, acrescentou.

SOAUTO também na esfera da PHS

Em simultâneo, também a SOAUTO, empresa de retalho automóvel do importador, com 11 instalações em Lisboa e Porto, passou a fazer parte da Porsche Holding Salzburg, apontando a uma melhoria nas suas operações, não só de veículos novos, mas também nas de serviços e de usados.

Rainer Schroll, Administrador Executivo responsável pelo retalho da PHS, deu ênfase à importância do setor de retalho e anunciou o investimento, nos próximos anos, de mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento e modernização do retalho, assim como na área de IT da SOAUTO.

A responsabilidade como Managing Director pelo retalho da SOAUTO continuará a ser assumida por José Duarte, em conjunto com Mario De Martino, cuja experiência comercial também começou na PHS, tendo sido, mais recentemente, Diretor Financeiro no Chile.

Atualmente, a SIVA e a SOAUTO empregam cerca de 650 pessoas, tendo sido ambas integradas pela PHS, cabendo a Pedro de Almeida, membro da anterior administração da SIVA, em conjunto com Viktoria Kaufmann, a tarefa de atuarem como Managing Directors. Esta austríaca desempenhou idêntico papel na Colômbia, mostrando-se confiante para abraçar esta nova tarefa.

“A força financeira da PHS dá-nos a oportunidade de iniciar um novo capítulo para a SIVA em Portugal. Queremos investir no futuro, no modelo de negócios atual, nos nossos parceiros de negócios, bem como em novas soluções de mobilidade. Para nós, o foco está na estratégia de crescimento económico, sustentável e de longo prazo para toda a organização”, afirmou.

Desde 2011, a PHS é uma subsidiária da Volkswagen AG e, desde então, trouxe décadas de experiência na distribuição automóvel para as vendas mundiais do Grupo Volkswagen. Em Portugal, a SIVA irá continuar a importar as mesmas marcas do Grupo Volkswagen, ficando de fora as operações da SEAT e da Porsche, que mantêm independência em solo nacional.

Relativamente à dívida que fica proveniente da anterior operação da SIVA, o responsável afirmou, remetendo para o PER (Plano Especial de Revitalização), que depende “das contas finais do mês de setembro”, ainda não conhecidas. Recorde-se que a SIVA foi adquirida à SAG Gest, detida quase na totalidade pelo empresário João Pereira Coutinho, pela Porsche Holdings Salzburg pelo preço simbólico de um euro.

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