Primeiro Eco Rali de energias alternativas com a chancela FIA em Portugal

01/05/2018

Com a eletrificação a ganhar cada vez mais espaço mediático e desportivo, Portugal prepara-se para receber a sua primeira competição com modelos de energias alternativas agraciada com a chancela da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Chamar-se-á Eco Rally Portugal e estará inserido no novo Campeonato de Elétricos e Novas Energias, com a sua realização prevista para os dias 9 e 10 de junho deste ano.

Em declarações ao Motor24, Ni Amorim, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), explicou que esta é uma forma de a entidade estar já a trabalhar a mobilidade elétrica, mesmo que seja ainda uma fase muito exploratória.

“Foi-nos atribuída uma prova FIA, um Eco Rali, que é uma prova de carros elétricos com uma chancela FIA. Vamos ver como é que nos saímos. Demos um grande passo. Poderíamos ter feito algo a nível nacional antes de partir para uma prova com a chancela FIA, mas também acho que vamos aprender mais depressa, porque é um tema muito atual, é uma forma de comunicar muito em voga e temos de estar muito em cima”, referiu o responsável federativo.

Explicou, ainda, que “é um campeonato que se faz em oito países e a ideia é que participem carros de energias alternativas, o que quer dizer que não é só com elétricos, mas também com híbridos. Só não tem é carros tradicionais com motor de combustão interna. É um rali de regularidade com classificativas, com médias altas dentro dos limites do razoável e ajustada às autonomias das baterias. Será o primeiro em Portugal”.