Dando início a uma nova fase na sua fábrica de Solihull, a Jaguar Land Rover produziu o seu primeiro Range Rover já de acordo com as medidas de distanciamento social após a pausa temporária forçada pela pandemia de Covid-19 que obrigou à introdução de novas medidas de higiene para assegurar a segurança de todos os funcionários.

As medidas incluem monitorização de temperatura com câmaras térmicas, distanciamento de dois metros entre pessoas sempre que possível (utilização de equipamento de proteção, quando não for possível), introdução de sistemas unidirecionais e aumento da limpeza nas instalações. Em complemento, a Jaguar Land Rover disponibiliza a cada colaborador uma viseira de proteção reutilizável que é produzida internamente.

Além disso, o grupo britânico operou uma revisão completa de todas as linhas de produção, instalações de engenharia, zonas de oficina e espaços comuns enquanto a empresa inicia um regresso gradual à produção.

Foi neste contexto que o primeiro Range Rover se ‘desconfinou’ em Solihull, algo que Grant McPherson, diretor-executivo da Jaguar Land Rover, considerou um momento “muito importante”, para todos os que trabalham na empresa e para as numerosas empresas na nossa cadeia de fornecedores.

“Marca o fim do nosso encerramento temporário e o início do regresso à normalidade. No entanto, esta será a ‘nova’ normalidade. As emoções estarão à flor da pele: preocupação com a higiene, o alívio de poder voltar ao trabalho e a alegria de ver novamente os nossos colegas. A saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores foi sempre a nossa prioridade até ao momento atual. Durante os próximos meses, sei que faremos todo o possível como equipa para ‘Ficarmos seguros. Sermos atenciosos. Ficarmos bem’”, complementou.

Em complemento às novas medidas nas instalações, os colaboradores terão de realizar outras ações antes de voltar ao trabalho, como preencher um questionário clínico online, inscrever-se num programa de saúde e bem-estar, e monitorizar a sua temperatura em casa antes de cada turno.

O médico Steve Iley, que integra a Jaguar Land Rover, recordou que “temos vividos situações sem precedentes”, e salientou que “a saúde, a segurança e o bem-estar da família da Jaguar Land Rover é nossa prioridade absoluta. Desenvolvemos um protocolo e diretrizes com níveis ideais de eficácia para que o nosso pessoal se sinta seguro ao voltar ao seu local de trabalho”.

Foi também reiniciada esta semana a produção de veículos Jaguar e Land Rover em Nitra (Eslováquia) e Graz (Áustria). Na semana passada, a equipa do Centro de Produção de Motores de Wolverhampton (Reino Unido) começou novamente a produzir motores Ingenium para permitir o regresso gradual da produção de veículos. Em Halewood (Reino Unido), a produção será reiniciada em 8 de junho e irá começar apenas com um turno. Em Castle Bromwich serão realizadas algumas atividades essenciais enquanto a Jaguar Land Rover se prepara para o lançamento dos novos MY (model year).

As novas instalações de produção joint-venture em Changshu (China) encontram-se em funcionamento desde meados de fevereiro, onde as vendas de veículos estão a recuperar e os clientes regressam aos salões de exposição no seguimento do alívio das medidas de confinamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.