Publicidade Continue a leitura a seguir

Primeiro Volvo fez-se à estrada há 93 anos

Volvo ÖV 4

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há 93 anos, a Volvo colocava em terreno firme a sua ambição de se tornar numa fabricante de automóveis, sendo a 14 de abril de 1927 que o primeiro modelo da marca se fez à estrada.

Com efeito, o dia que se associa ao aniversário da Volvo não é o da constituição da empresa, nem o dia em que surgiu a ideia, mas sim o momento em que o primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo.

Pelas 10 horas da manhã desse dia Hilmer Johansson, gestor de vendas da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de quatro cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul-escuro com guarda-lamas pretos.

Este era o culminar do sonho comum de dois homens, Assar Gabrielson e Gustav Larson, que na época definiram como prioridade as pessoas, acima de tudo. “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Foi com este mote que a marca cresceu e se tornou, também, numa forte impulsionadora da segurança automóvel, com diversas inovações a resultarem deste pensamento de primazia à segurança e ao bem-estar dos ocupantes.

Vale a pena recordar, ainda, que a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia, o que resultava numa elevada taxa de sinistralidade nas estradas suecas já na década de 1920. Para Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinónimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

Fazendo uma viagem pelo tempo, rapidamente se percebe que o foco da marca ao longo dos 93 anos de existência pouco se alterou, mantendo-se o foco nas pessoas, na segurança e na vida. Exemplos das inovações preconizadas pela Volvo são o cinto de segurança de três pontos, a terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, além de dezenas de outros gadgets de segurança.

Porém, numa atitude também inovadora, as inovações de segurança da Volvo foram lançadas sem patente, tendo como objetivo o benefício de todos, independentemente da marca que conduzam. De forma algo irónica, a Volvo aponta, por isso, que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

Aniversário em confinamento no Facebook

A data deste ano acaba por ser marcada, inexoravelmente, pelo confinamento a que muitos dos países se sujeitaram em resultado da pandemia de Covid-19, que está a mudar muitos dos paradigmas sociais da Europa.

O aniversário deste ano é celebrado de forma bastante diferente com grande parte dos mercados em regime de quarentena. No caso da Volvo Car Portugal, a ideia passa por “desafiar” os seus adeptos no Facebook que também sejam aniversariantes neste mês a partilhar as suas experiencias de como irão passar ou já passaram, um aniversário diferente.