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Quanto se paga a mais em Portugal por um carro novo?

Renault Clio 1.2 75CV 5p Portugal: 15.016€ / Espanha: 13.150€ (10.651€ com desconto) / França: 14.100€
Renault Mégane 1.2 TCe Energy 100 CV 5p Portugal: 22.037€ / Espanha: 19.440€ (15.377€ com desconto) / França: 19.700€
Renault Mégane 1.5 dCi 90CV 5p Portugal: 24.486€ / Espanha: 20.790€ (16.445€ com desconto) / França: 22.440€
Volkswagen Polo 1.0 75 CV Trendline 5p Portugal: 16.305€ / Espanha: 15.300€ / França: 14.890€
Volkswagen Golf 1.0 TSI 110 5p Portugal: 25.063€ / Espanha: 20.800€ / França: 22.730€
Peugeot 208 1.2 PureTech 82 CV CVM 5p Portugal: 15.450€ / Espanha: 10.876€ / França: 15.180€
Peugeot 3008 1.2 PureTech 130 CVM Portugal: 30.700€ / Espanha: 24.400€ / França: 26.300€
Peugeot 3008 1.5 BlueHdi 130 CVM Portugal: 33.340€ / Espanha: 26.200€ / França: 31.100€
Nissan Qashqai 1.5 dCi 110 Portugal: 29.056€ / Espanha: 23.450€ / França: 25.050€
SEAT Ibiza 1.0 TSI 95 CV CVM Portugal: 14.741€ / Espanha: 15.600€ / França: 16.700€
Dacia Sandero 1.0 SCe 75 CV CVM Portugal: 8605€ / Espanha: 6755€ / França: 7990€
Mercedes-Benz Classe A 200 (2018) Portugal: 32.450€ / Espanha: 33.657€ / França: 32.900€
Mercedes-Benz Classe A 180 d (2018) Portugal: 32.450€ / Espanha: 32.700€ / 32.200€
Mercedes-AMG GT 4.0 V8 Speedshift Coupé 462 CV Portugal: 168.750€ / Espanha: 147.100€ / França: 127.200€
Ferrari 488 GTB 670 CV Portugal: 253.400€ / Espanha: 237.653€ / França: 226.039€
Ford Mustang Fastback GT V8 4.0 Portugal: 94.526€ / Espanha: 49.300€ / França: 46.900€

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Graças a uma fiscalidade muito pesada sobre os automóveis, a grande parte das vendas no mercado nacional está centrada nos modelos de segmentos dos citadinos, utilitários e compactos médios (A,B e C, respetivamente), ou seja aqueles que menos impacto têm nos orçamentos familiares.

Isto numa fase em que as famílias de classe média recuperam ainda dos efeitos da crise económica e financeira que nos anos de 2012 e 2013 causaram aumentos consideráveis no desemprego e redução no poder de compra.

De acordo com o Guia Fiscal divulgado recentemente pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), existe uma variedade de incidência fiscal por país, com muitos países a escolherem uma taxação por potência, preço, peso, cilindrada ou uma combinação destes fatores, havendo ainda 20 países – incluindo Portugal – que adotaram uma taxa para os níveis de emissões de CO2. É, então, uma variedade da combinação destes fatores, que dita o preço final de venda dos veículos automóveis ao público.

Assim, devido à combinação em Portugal do Imposto Sobre Veículos e do IVA, os preços de automóveis novos acabam por ser bastante elevados em determinados segmentos. Eis uma lista com alguns dos modelos vendidos em Portugal e a comparação com outros países europeus em que a moeda é também o Euro.

Os preços que aqui apresentamos são recolhidos para os modelos idealmente idênticos ou, na melhor das hipóteses, os mais aproximados possíveis em termos de equipamento, sendo que o motor é o mesmo para efeitos comparativos entre os diferentes países.