A fábrica da Renault em Cacia já deu início à produção exclusiva da nova caixa de velocidades (com o código JT 4) que irá equipar aos modelos Clio, Captur e Mégane da Renault e aos modelos Sandero e Duster da Dacia. Esta nova caixa de velocidades será responsável por cerca de 70% do volume de negócios da Renault Cacia em 2021.

Dois anos depois de a Renault S.A. e do AICEP, na presença do primeiro-ministro António Costa, terem formalizado um investimento superior a 100 milhões de euros na Renault Cacia, a fábrica inaugurou a linha de montagem específica na qual está a produzir a caixa de velocidades JT 4, sendo de sublinhar que é a única fábrica do Grupo Renault no mundo a produzir a referência.

Uma opção estratégica, também sustentada pelo facto de a unidade portuguesa ter vindo a ser considerada, nos últimos anos, a melhor na produção de caixas de velocidades da Aliança Renault-Nissan nos critérios de ‘Qualidade, Custo e Prazo’.

Na sequência deste investimento – superior a 100 milhões de euros –, a Renault Cacia já tem a capacidade de fornecer 500.000 unidades/ano da caixa de velocidades JT 4 às diversas fábricas de montagem de automóveis espalhadas pelo mundo. No primeiro quadrimestre de 2021, a capacidade de produção será aumentada para 550.000 unidades/ano.

Esta unidade equipa os motores Renault a gasolina 1.0 (HR10) e 1.6 (HR16) que estão disponíveis em cinco diferentes modelos: Renault Clio, Renault Captur, Renault Mégane, Dacia Sandero e Dacia Duster.

Para Christophe Clément, Diretor da Renault Cacia, “o início da fabricação da nova caixa de velocidades do Grupo Renault é um marco histórico para a Renault Cacia. Não só porque se trata de um produto de topo na tecnologia de caixas manuais como, para a sua fabricação, a Renault Cacia fez um grande investimento na qualificação dos seus recursos humanos. A atribuição em exclusivo deste produto à Renault Cacia é a prova da competência desta fábrica que vê assim o seu futuro imediato assegurado com esta nova caixa de velocidades”.

Além de caixas de velocidades, a Renault Cacia produz muitos outros componentes para o Grupo Renault, nomeadamente bombas de óleo (é o maior fornecedor do grupo), árvores de equilibragem, bem como outras referências para caixas e componentes mecânicos.

Em 2021, a Renault Cacia cumprirá o seu 40º aniversário. A unidade está situada num complexo industrial de 340.000 m² de área total, dos quais 70.000 m² de área coberta, sendo a segunda maior do setor automóvel em Portugal em número de colaboradores, num total de 1380.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.