O Grupo Renault está cada vez mais empenhado em diversificar a sua atividade, passando de construtor automóvel a um fornecedor de mobilidade na sua faceta mais ampla – ainda que os automóveis continuem a ser a ‘alma’ do negócio. Assim, a recém-criada divisão de mobilidade Mobilize prepara uma nova abordagem às deslocações urbanas (e não só), com veículos compactos adaptados às grandes urbes e novos serviços adaptados.

Com o grupo a reconhecer a crescente importância do fornecimento de mobilidade que não apenas a construção de automóveis, a companhia gaulesa aponta que em 2030, cerca de 20% dos seus lucros serão decorrentes desta área de mobilidade.

No cerne da Mobilize está um ecossistema de ‘Veículo como Serviço’, ou ‘VAS’, acrónimo inglês para ‘Vehicle as a Service’, no qual se inserem diversas valências: serviços financeiros, seguros, manutenções, gestão de frotas, pagamentos de carregamentos de veículos elétricos e serviços de energia integrados. Este novo ecossistema de mobilidade destina-se a três finalidades: para as pequenas e médias empresas, para o setor das entregas de ‘última milha’ (‘last mile deliveries’) e para o segmento da mobilidade pessoal.

Para dois…

A Renault compreende que as grandes cidades têm como missão primordial a redução do trânsito automóvel e da poluição, ganhando espaço de vivência comunitária, mas sempre sem perder a noção de mobilidade. Um dos objetivos das cidades é também encorajar os transportes públicos multimodais, limitando a propriedade automóvel dentro das grandes urbes. Porém, o Grupo Renault prevê duas novas soluções com vista a este novo cenário.

O primeiro dos veículos altamente eficientes em energia e espaço para assegurar a mobilidade pessoal é o Mobilize Duo, que pode ser considerado como um sucessor do Twizy. Este micro-veículo 100% elétrico foi adaptado para a mobilidade na cidade, oferecendo dois lugares no interior, em tandem, com um estilo interior altamente irreverente que é caracterizado por um toque da cultura ‘pop’. A Renault apelida esse design de ‘Ghetto Blaster’, recuperando um pouco da ideia dos anos 1980 com os rádios que se levavam ao ombro.

Apesar de minimalista, o Duo não deixa de apresentar tecnologia relevante, como o acesso ‘keyless’, suporte para smartphones, porta USB-C, Bluetooth e updates remotos ‘Over the Air’. Na segurança, destaca-se por oferecer airbag e portas de abertura superior, não se intrometendo, por exemplo, em passeios ao abrir.

Este modelo terá duas versões, uma capaz de atingir os 45 km/h e outra até aos 80 km/h., sendo ambas alimentadas por um motor elétrico atrás com tração às rodas posteriores. O Mobilize Duo é também apresentado como um veículo sustentável com recurso a 50% de materiais reciclados e é 95% reciclável. Na sua construção simples, a ideia foi também tornar o Duo fácil de reparar e robusto para uso intensivo, sendo isso particularmente visível no plástico granulado usado nas cavas das rodas, pensado para disfarças riscos. Para reduzir os custos de produção e de reparação, os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos.

Para dois ou para um, os Mobilize Duo e Solo prometem responder às novas necessidades de mobilidade nas grandes cidades

O Duo é extremamente compacto, com apenas 2,43 metros de comprimento, 1,30 metros de largura e 1,46 metros de altura, com elevada manobrabilidade em áreas urbanas. O banco do condutor movimenta-se em 20 cm para a frente para permitir um acesso facilitado ao banco posterior, no qual a Renault garante que um passageiro de 1,80 m não terá problemas de conforto. O Duo, apesar de compacto, será também capaz de albergar uma cadeira de rodas dobrada.

Previsto para chegar ao mercado no final de 2023, o Duo será oferecido com serviços de subscrição e serviços adaptados a este modelo, podendo vir a ser disponibilizado para utilização partilhada ou pessoal. O modelo poderá ser conduzido por pessoas sem carta de condução, com idades desde os 14 ou 16 anos (dependendo da legislação de cada mercado), enquanto o Duo capaz de chegar aos 80 km/h exige licença de condução B. Promete uma autonomia de até 140 quilómetros.

Por outro lado, este Duo poderá ser também utilizado pelas empresas para transportes em cidade, graças a uma ligeira alteração de carroçaria. O Mobilize Bento conta apenas com um lugar, sendo a área posterior ocupada por uma caixa de transporte com 700 litros de carga, podendo atingir os 80 km/h.

Contará também com conceitos de subscrição e serviços associados, chegando aos mercados em 2024.

… Ou para um

Por outro lado, quando a ideia é mesmo reduzir a pegada espacial, o Mobilize Solo Concept promete vir a ser o objeto de mobilidade por excelência, substituindo, de certa forma, as trotinetas. A Renault aponta como principal benefício o pouco espaço ocupado em cidade, permitindo que uma pessoa se desloque dentro de uma cidade em total segurança, não faltando um airbag e proteção contra o frio ou chuva. Naturalmente, será também elétrico, com velocidade limitada.

Para alimentar todos estes seus conceitos de mobilidade urbana, o Grupo Renault aliou-se ao arquiteto especializado em mobiliário urbano, Patrick Jouin, para criar o Mobilize Ileo Concept, um conceito multifunções para serviços múltiplos de carregamento e descanso abrigado. A marca destaca ainda o facto de serem postos móveis que podem ser movimentados para responder a diferentes necessidades.

Estações de serviço Mobilize

Mas nem só de mobilidade urbana viverá a Mobilize. O Grupo Renault apresentou também o conceito Mobilize Fast Charge, uma rede de pontos de carregamento ultrarrápido para deslocações fora da cidade e para viagens longas. Trata-se de uma rede com áreas de descanso e recarga integradas que podem assim servir os condutores enquanto os seus veículos recarregam. Estão prometidos seis pontos de carga rápida até 400 kW e funcionamento aberto a todos os elétricos e a todas as horas do dia.

Estes postos estarão situados a cerca de cinco minutos das autoestradas para evitar grandes desvios na viagem. Este projeto conta ainda com a utilização de baterias em segunda vida para que a rede de carregamento tenha um impacto reduzido na rede energética, a par ainda de painéis solares.

Para o seu arranque está prevista uma rede com 200 pontos na Europa em ligação com a rede Renault a partir de 2024, começando por França, Espanha, Bélgica e Itália, mas com intenção de expansão também para Portugal numa fase imediatamente posterior. Esta rede será gerida pela Mobilize Power Solutions.

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