Renault vai ter camiões elétricos nas ruas em 2019

22/03/2018

Numa demonstração de claro apoio à mobilidade elétrica, a Renault Trucks, divisão de veículos pesados do Grupo Renault, anunciou que irá lançar uma gama de veículos elétricos para utilização em condições reais já a partir de 2019, contando para o efeito com a colaboração de clientes e parceiros estratégicos.

Com companhias como a Tesla e a Nikola a anunciarem recentemente a intenção de lançarem camiões totalmente elétricos, a Renault pretende antecipar-se e surgir no mercado com viaturas preparadas, tendo sido concebidas para utilização em áreas urbanas e suburbanas. A sua produção irá ter lugar na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, na Normandia, França.

A marca considera que os veículos elétricos serão essenciais para o acesso futuro ao centro das grandes cidades, revelando que têm sido levados a cabo diversos investimentos nas áreas de investigação e no desenvolvimento da eletromobilidade desde 2009. Os “testes de campo exaustivos” têm decorrido em parceria com os seus clientes, utilizando para o efeito vários tipos de camiões experimentais completamente elétricos de 12-16 toneladas – Speed Distribution para a Guerlain, Stef para o Carrefour, Nestlé e o Grupo Delanchy –, permitindo à Renault Trucks ter informações vitais relativamente a condições de utilização, comportamento das baterias, instalações de carregamento e requisitos de manutenção específicos para camiões elétricos.

Além destes veículos experimentais, a divisão da Renault Trucks conta, desde 2010, com um camião elétrico de 4.5 toneladas, o Electric Maxity, que tem servido de veículo de ‘laboratório’ para afinar a estratégia elétrica da companhia: “A nossa experiência comercial com o Electric Maxity permitiu-nos preparar a nossa rede para vender, prestar assistência e reparar veículos elétricos”, explica François Savoye, responsável pela estratégia de eficiência energética da Renault Trucks. “Os veículos elétricos dos nossos dias são uma solução competitiva, o que não acontecia em 2010”, concretiza este elemento da Renault Trucks.

A Renault Trucks explicou ainda que consegue tirar partido dos muitos recursos de investigação e desenvolvimento disponibilizados pelo Grupo Volvo, o que lhe permite “beneficiar de tecnologia comprovada e aproveitar a sinergia entre diferentes entidades que trabalham no desenvolvimento de veículos completamente elétricos, como autocarros”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.