Robot-Polícia pode substituir agentes em várias tarefas (vídeo)

24/05/2019

O obectivo deste projecto é diminuir os confrontos entre polícias e condutores, evitando que os agentes tenham de colocar a sua vida em risco.

Cada vez mais os robots e a inteligência artificial fazem parte do nosso quotidiano. Não será de estranhar que dentro de poucos anos possamos ver essa tecnologia ir mais além em diversos sectores da nossa sociedade. Foi a pensar na robótica ao serviço dos cidadãos que Reuben Brewer, um investigador de robótica da ‘SRI International’desenvolveu um robot polícia, pronto para auxilar as forças de segurança. A partir desta premissa nasceu o ‘GoBetween’, um ‘robocop’ que, como o próprio nome indica, tem a função primária de ser o intermediário entre a policia e os condutores quando estes são mandados parar.

O ‘rosto’ do ‘GoBetween’ é composto por duas câmaras, um altifalante, um microfone e um ecrã digital, onde os condutores podem ver a cara do agente em tempo-real. Caso se confirme uma contra-ordenação punível com multa, o ‘robocop’ não perde tempo e procede à impressão da mesma no local.

Em declarações ao ‘The Washington Post’, Brewer explicou que, no seu entender, as “pessoas são mais perigosas quando têm medo. Desta forma o objectivo é descartar essa variável da equação, para que se diminua o risco de um qualquer contacto físico que possa resultar em ferimentos”.

Até ao momento este modelo recebeu reacções diversas. Foi apresentado em quatro departamentos de polícia nos EUA, mas ainda não obteve luz verde para um eventual teste em ambiente real.