Reciclar: Cada habitante da cidade de Barcelona produz cerca de 1,5 quilos de resíduos por dia. 2,5 milhões de quilos de lixo por dia, dos quais apenas 40% são reciclados. "Com todos os resíduos orgânicos gerados podemos produzir bio-metano suficiente para alimentar 10.000 automóveis e percorrer cerca de 15.000 quilómetros por ano", sublinha Andrew Shepherd, engenheiro da SEAT que lidera o projeto 'Life Methamorphosis'.
Reciclar: De todo o lixo recolhido no Ecoparc 2 de Barcelona, o bio-metano é produzido utilizando os resíduos orgânicos dos contentores castanhos e o que for útil dos contentores cinzentos. Toda esta matéria-prima será transformada em biocombustível.
Transformar: O processo de transformação começa quando todos os resíduos orgânicos são selecionados no Ecoparc e alimentados em digestores anaeróbicos de 26 metros de altura, a mesma altura de um edifício de 8 andares, cada um com uma capacidade de 4.500 metros cúbicos. Como não há oxigénio nos digestores, inicia-se um processo de decomposição que emite gases.
Transformar: Cerca de 30 dias depois, é produzido biogás com 65% de metano. "Este biogás ainda não tem a qualidade suficiente para alimentar um motor a gás SEAT, pelo que tem de ser refinado", explica Shepherd. Além disso, tudo é aproveitado, pois o lixo orgânico que não é transformado em biogás é utilizado como fertilizante.
Refinar e comprimir. Neste ponto, a mistura contém metano e dióxido de carbono, mas precisa de ser refinado para alcançar uma qualidade suficientemente alta para os automóveis. O engenheiro da SEAT ressalta que "um dos maiores esforços que estamos a fazer com o nosso projeto é garantir que o gás seja da mais alta qualidade. No final do estudo, vamos testar o impacto do uso exclusivo do nosso bio-metano nos motores dos quatro veículos que estamos a testar". Após esta fase, o gás é comprimido e armazenado.
Abastecimento: O bio metano está agora pronto para ser utilizado em qualquer veículo movido a gás. O abastecimento no posto de combustível do projeto leva menos de 3 minutos. "Este bio-metano pode ser injetado na rede de abastecimento de gás. Eles têm a mesma composição química, por isso podem ser usados diretamente ou misturados com gás convencional", afirma Shepherd.
Condução: Embora o projeto piloto Life Methamorphosis produza bio-metano suficiente para abastecer os quatro veículos usados no teste, o Ecoparc 2 tem potencial para produzir muito mais. Se todo o biogás do Ecoparc 2 fosse refinado em bio metano, 3.750 automóveis SEAT Leon poderiam dar a volta ao mundo todos os anos.
Condução: "Com este gás renovável estamos a abordar questões muito importantes para os dias de hoje: contribuir para a economia circular, reduzir os resíduos e reduzir os gases com efeito de estufa, uma vez que a sua produção e utilização produz 80% menos emissões de CO2 do que a gasolina", conclui Shepherd. Atualmente, três Leon e um Arona estão a trabalhar com este bio-metano para testar o seu efeito nos seus motores depois de terem percorrido um mínimo de 30.000 quilómetros cada.
Não é um truque de magia, mas resultado de anos de pesquisa por parte das equipas de engenharia da SEAT. A marca espanhola apresentou o seu projeto para a produção de combustível, que começa no lixo doméstico para a sua conversão em bio-metano. Denominado ‘Life Metamorphosis’, este projeto procura não só reduzir os resíduos orgânicos, mas também melhorar a eficiência dos transportes.
O projeto-piloto decorre na cidade de Barcelona, em Espanha, mas a ideia é lançar as bases para a sua expansão para outros países. A marca detalha, em poucos passos, a forma como os resíduos domésticos são transformados em combustível, com Andrew Shepherd, engenheiro-chefe da SEAT neste projeto, a mostrar como é que se consegue obter um bio-metano capaz de ser 80% menos poluente em matéria de emissões de C02.
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