Um seguro médico aplicado ao automóvel. A ideia é apresentada pela Medicare, companhia que há mais de uma década que está em Portugal com um seguro de saúde de baixo custo, aplicando esse mesmo princípio aos automóveis, considerando que é nesses que os portugueses gastam mais dinheiro, a seguir… à sua própria saúde.

Com efeito, a Medicare lança em Portugal um novo Plano Medicare Auto para tornar os serviços necessários à ‘saúde’ do automóvel mais acessíveis a todos os automobilistas graças a uma série de parcerias com empresas especializadas no setor que visam dessa forma reduzir os custos com os automóveis e com a sua manutenção.

O Plano Medicare Auto é composto por descontos até 30€/mês em combustíveis para dois automóveis, serviços de mobilidade inteiramente gratuitos para o cliente e a suprarreferida rede de parceiros automóveis. O plano tem duas modalidades: uma delas de 29,90€ mensais e a outra, para os clientes Medicare, tem um custo de 19,90€.

A propósito do lançamento deste novo serviço, David Legrant, CEO da Medicare, concedeu uma entrevista ao Motor24, no qual detalha como funciona este plano e como é que o mesmo irá ser implementado ao longo dos próximos meses.

David Legrant, o CEO da Medicare, está confiante de que a sua solução de seguro para as despesas com o automóvel poderá ajudar a poupar muitos euros às famílias.

Motor24: O que é que esteve na origem do plano Medicare Auto?

David Legrant: O novo Plano Medicare Auto é o resultado da nossa política interna ao nível da inovação, que é uma premissa fundamental à atividade da Medicare. É fruto de uma pesquisa de mercado em que percebemos que podíamos contribuir com uma proposta de valor, fazer a diferença no orçamento dos portugueses, que têm no automóvel um encargo médio de cerca de 1866€/ano por agregado familiar, segundo dados do INE. Até à data não existia no mercado uma resposta estruturada e integrada para redução dessas despesas.

M24: O que é que representa para a Medicare, em termos de inovação, um plano deste género?

DL: A grande inovação está no facto de transportarmos para uma nova área de negócio o conceito ‘Managed Care’, em que a Medicare foi pioneira em Portugal, e que até aqui era aplicado apenas aos nossos planos de saúde. Trata-se, no fundo de aplicarmos toda a nossa experiência, com mais de uma década, na gestão de redes de parceiros e tornar essa experiência num valor acrescentado adicional às famílias numa área que também é fundamental fazer uma gestão adequada do orçamento disponível, como é com o caso de automóvel.

M24: Que expectativa em termos de aceitação é que tem para uma primeira fase?

DL: O lançamento do Plano Medicare Auto foi cuidadosamente planeado e validado previamente com os nossos parceiros e com o mercado, pelo que já está a ter uma forte aceitação por parte dos clientes. As pessoas conhecem e reconhecem a mais-valia que lhes trazemos com os nossos Planos na área da saúde e sabem, agora, que têm no Plano Medicare Auto uma importante mais-valia no apoio à gestão do seu orçamento com o automóvel.

M24: No press-release fala-se em parceiros na área automóvel. Será possível anunciar que parceiros são esses?

DL: Iremos fazer esse anúncio em tempo oportuno, mas, para já, podemos dizer que temos parceiros nas áreas dos combustíveis, das oficinas, da assistência e dos seguros. No fundo, temos um plano 360 que apoia as famílias a otimizarem as suas despesas com o automóvel e, assim, poderem evitar surpresas. E porque o nosso sistema de ‘Managed care’ e a nossa experiência de mais de 10 anos são reconhecidos no mercado nacional, estamos a ser procurados por muitas empresas que querem integrar o nosso Plano Medicare Auto.

M24: Em termos de descontos de combustível: será possível beneficiar desses descontos em todas as gasolineiras?

DL: O Plano Medicare Auto tem cobertura nacional face à sua parceria com a GALP. Desta forma, os nossos Clientes poderão beneficiar dos descontos em combustíveis Evologic, oferecidos pelo plano, em todos os postos Galp aderentes de Portugal Continente e arquipélago da Madeira.

M24. Como é que será feita a comunicação deste novo plano?

DL: Vamos fazer campanhas multimeios e apostar nos nossos canais habituais de comunicação com os nossos clientes, entre os quais está a nossa loja, situada na Av. da República, em Lisboa.