Publicidade Continue a leitura a seguir

Do trator Porsche ao Fiat 600: Sete raridades que foram a leilão em Paris

Messerschmidt KR 200 1957: Lançado no Salão de Genebra de 1953, este pequeno carro aportava a designação KR que seria uma abreviação do termo 'Kabinenroller', palavra alemã para 'scooter com rodas' de 175 cc. Foto Artcurial.
O acesso ao interior fazia-se por intermédio de uma cápsula em vidro, que se abria para um dos lados. O motor de dois tempos e um cilindro era original da Sachs, mas em 1955 ganhou um motor de maior capacidade, com 191 cc e potência de 10 CV. Foto Artcurial
O exemplar KR 200 que no Retromobile foi vendido por 29.900 euros foi matriculado a 3 de setembro de 1957. Foto Artcurial
Volkswagen Kombi T1 21 janelas 1964: Esta variante muito especial da Microbus tinha 21 janelas e foi registada a 15 de outubro de 1964, tornando-se hoje num exemplar muito desejado da tradicional Pão-de-Forma. Foto Artcurial
O seu anterior dono havia adquirido a viatura há 25 anos e levado a cabo um extenso projeto de restauro, que deixou esta Kombi em estado quase novo. Tem novas janelas, incluindo as dianteiras, que abrem para a frente. O motor foi totalmente desmontado e refeito para um maior perfecionismo na parte mecânica. Foto Artcurial.
O restauro foi concluído em 2015 e desde então poucas vezes foi conduzida. Foi vendido em Paris pela módica quantia de 97.744 euros Foto Artcurial.
Renault 4cv Sport 1955: Carro comprado diretamente por um cliente na fábrica da Renault em Paris, este 4cv Sport contava com diversas opções especiais, fazendo relativamente poucas viagens desde a sua compra até ao momento de morte do seu proprietário inicial. Foto Artcurial
Daí que o seu odómetro apresentasse apenas 639 quilómetros. Em 1985, com a morte da sua esposa, o veículo foi vendido em leilão e comprado por um colecionador que já o desejava há muito tempo. Foto Artcurial
No momento do leilão em Paris no passado fim de semana, o veículo contava apenas com 860 quilómetros. Como novo! Apenas os travões foram refeitos, sendo o restante praticamente original. Foi vendido por 17.880 euros. Foto Artcurial.
Austin Healey 3000 Mk II BT7 1962 três carburadores: Este modelo de quatro lugares foi produzido em apenas 5.096 unidades, sendo uma unidade 2+2 com três carburadores e um restauro recente efetuado há dez anos. Foto Artcurial
A cor 'Healey Blue' é mais antiga e precisava de alguma atenção por parte do seu novo comprador, ao passo que o interior foi totalmente refeito com couro vermelho de boa qualidade. O motor surge com cabeça dos cilindros de competição, alternador e motor de arranque moderno, além doutros componentes refeitos. Foto Artcurial.
Em suma, é um Healey preparado para as pistas com cerca de 185 CV de potência, estando apto para competições de regularidade da FIA. Vendido em leilão por 42.912€. Foto Artcurial.
Porsche Diesel Super Export 329 1961: Nem só de automóveis desportivos se recheia a história da Porsche. A comprová-lo está este trator que em 1984 foi transportado da Alemanha para a Jugoslávia antes de ir parar à Croácia. Completamente restaurado, o trator Porsche conta com um motor de três cilindros a gasóleo com manutenção simplificada devido ao arrefecimento a ar. O sistema de injeção Bosch e a capacidade de 2.625 cc resultavam em 35 CV de potência para um peso de 1.585 kg. Extras? Todas as opções para atividades de agricultura. Foi produzido entre 1961 e 1963, num total de 3.600 exemplares, com o seu preço de venda no leilão a ser de 44.104 euros. Foto Porsche.
Porsche 356 Pre-A 1600 Speedster 1955: Na história deste carro, conta-se com uma viagem para os EUA em outubro de 1955, equipado com um motor de 1.600 cc com 60 CV de potência. Foto Artcurial.
Tendo passado uma boa parte da sua existência no continente americano, passando pelas mãos de dois ou três proprietários até maio de 1998, este Porsche foi capa de uma revista americana do Porsche Club of America, tendo sido completamente restaurado entre 1999 e 2001 pelo especialista Andy Anderson, que reteve muitos dos elementos originais, como o botão de ignição. Foto Artcurial
O carro ficou nos EUA até 2009, quando foi enviado para o Reino Unido pelo seu proprietário, daí para cá com um cuidado elaborado na sua conservação. Foi vendido por 393.360 euros. Fotos Artcurial.
Fiat 600 Multipla type 100 D 1963: A Fiat tem no seu percurso diversos modelos com que fez história. O 600 Multipla type 100 D inseria-se na categoria de modelos funcionais, com o Multipla de 1956 a alargar o leque de potenciais clientes a quem pudesse interessar um minimonovolume concebido por Dante Giacosa. Foto Tim Scott/RM Sotheby's.
O motor foi transferido para a traseira a a posição de condução avançada para cima do eixo dianteiro. Tinha três versões, incluindo uma de 4/5 lugares com bancos rebatíveis que podiam formar uma cama. Vendido por 35.840 euros. Foto Tim Scott/RM Sotheby's.
Restaurado ao longo de dois anos em Itália, o 600 Multipla foi completamente desmontado e reconstruído para garantir a sua total fiabilidade. Tem motor de 633 cc de quatro cilindros com 22 CV de potência. Foto Tim Scott/RM Sotheby's.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os grandes leilões de clássicos são uma oportunidade de ouro para muitos colecionadores encontrarem os automóveis mais raros ou especiais de todos os tempos. As razões para a sua especificidade variam, indo desde casos de participação em eventos famosos, pertença a estrelas mundialmente conhecidas ou, simplesmente, por serem dotados de uma peculiaridade especial. Fomos à lista de dois dos principais leiloeiros de veículos clássicos, a Artcurial e a RM Sotheby’s e encontrámos alguns dos modelos mais raros ou estranhos a leilão.