A Sony revelou um novo automóvel na Feira da Eletrónica de Las Vegas (CES), o Vision-S 02, um SUV que mostra a ambição da marca tecnológica japonesa de se lançar a sério no segmento das quatro rodas depois de ter mostrado em janeiro de 2020 um primeiro concept, o Vision-S 01.
Os testes com esse primeiro protótipo arrancaram ainda em 2020, percorrendo as estradas europeias desde dezembro desse ano para validação de sistemas e de componentes, ao mesmo tempo que desenvolveu sensores e tecnologias acessórias para o interior e para o exterior, além do aperfeiçoamento do interface Homem-Máquina (HMI). A Sony arrancou com os testes 5G em abril de 2021 e tem aproveitado a sua experiência para incluí-la no seu automóvel.
O passo seguinte nesta estratégia foi apresentado no CES de 2022, com o Vision-S 02 a utilizar a mesma plataforma com base na ‘nuvem’ (‘cloud’) que o Vision-S 01, oferecendo um interior altamente tecnológico e elevada versatilidade proporcionada pelos sete lugares possíveis. A Sony aponta para um modelo que apela a um tipo de cliente mais diversificado e com um estilo de vida ativo.
A marca explica ainda que os protótipos Vision-S são importantes no desenvolvimento de novas soluções de segurança e de assistência à condução, com sensores instalados a 360 graus em torno do veículo, incluindo novos componentes de última geração com alta-resolução e elevada sensibilidade, a que se juntam ainda sensores LiDAR que conseguem analisar com minúcia o espaço tridimensional em redor do veículo. A Sony indica que este conglomerado tecnológico posiciona o automóvel no nível 2+ de condução automatizada.
Há sensores também para a autenticação do condutor e para cuidar dos passageiros, permitindo também comandos por voz ou por gestos, exponenciando a interatividade a bordo. Os sons de aceleração e de desaceleração do veículo podem ser personalizados, por exemplo, noutro apontamento tecnológico associado à personalização. As definições do veículo, chaves virtuais e ajustes do utilizador podem ser sincronizados entre o veículo e a ‘nuvem’ com recurso a comunicações móveis, sendo aqui relevante o papel da tecnologia 5G para maior rapidez nas transferências e comunicações ‘over-the-air’.
Há ainda uma funcionalidade de operação remota em antecipação à chegada da condução tecnológica no futuro.
O Vision-S 02 recorre a dois motores elétricos para tração integral com 200 kW cada para uma potência combinada de 400 kW. Mede 4895 mm de comprimento, 1930 mm de largura, 1650 mm de altura e 3030 mm de distância entre eixos.
Entretenimento reforçado
A bordo, uma das vertentes bastante trabalhada pela Sony é a do entretenimento, com altifalantes nos bancos para criar uma envolvência sonora tridimensional imersiva, como se os passageiros estivessem “num concerto ao vivo com o seu artista favorito”. Noutro âmbito, os Vision-S dispõem ainda de serviço de vídeo digital ‘Bravia Core for Vision-S’, que permite a reprodução partilhada ou individual de vídeos no ecrã panorâmica dianteiro ou em ecrãs individuais atrás.
A interação com o conhecido sisteam de videojogos Playstation será outra das potencialidades dos Vision-S, podendo jogar no carro utilizando a ligação remota à consola em casa.
Uma nova fase para antecipar ingresso no mercado
De fora a acelerar o campo da mobilidade no seio da empresa, a Sony anunciou que irá estabelecer uma nova área, a ‘Sony Mobility Inc.’ na primavera de 2022, através da qual irá explorar a sua entrada no mercado dos veículos elétricos. A nova companhia pretende tirar partido das tecnologias de Inteligência Artificial e da robótica para conceber um mundo de vivência em harmonia entre os humanos e a robótica para impulsionar a sociedade para outros níveis.