Inicialmente erigida em torno de um ideal de mobilidade sustentável para os veículos comerciais, a Volta Trucks surgiu em 2019, tendo depois enfrentado diversos desafios que dificultaram a sua missão, nomeadamente, com a pandemia de Covid-19, que incrementou os custos de diversos componentes.
A companhia ainda concebeu o primeiro camião elétrico de 16 toneladas com um chassis e cabina desenvolvidos especialmente para as necessidades dos transportes, mas as dificuldades de investidores e em encontrar também financiamento levaram a Volta Trucks a avançar com o pedido de falência num tribunal na Suécia.
Um dos desenvolvimentos que ‘empurrou’ a Volta Trucks para esta decisão foi um pedido de falência também da fornecedora de baterias, a Proterra, o que teve um grande impacto na capacidade esperada de produção de veículos para o futuro, o que, por seu turno, influenciou também a capacidade de angariação de novos capitais para manter a Volta Trucks em atividade, sobretudo numa fase em que os grandes ‘players’ da indústria já ‘acordaram’ para a eletrificação também no setor dos transportes.
“Com grande e profundo pesar, a administração decidiu, assim, tomar a decisão difícil de dar os passos necessários para pedir a falência na Suécia. A principal entidade comercial do Grupo, a Volta Trucks Limited, irá brevemente pedir insolvência em Inglaterra, com os gestores de insolvência da Alvarez & Marsal esperados no comando da operação. Outras entidades do Grupo irão também pedir insolvência nas áreas relevantes de jurisdição”, lê-se em comunicado emitido pela companhia.
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