A Volta Trucks, start-up que se dedicou à criação de soluções de transportes rodoviários sustentáveis, entrou na justiça com um pedido de falência, apenas quatro anos depois de ter sido estabelecida.

Inicialmente erigida em torno de um ideal de mobilidade sustentável para os veículos comerciais, a Volta Trucks surgiu em 2019, tendo depois enfrentado diversos desafios que dificultaram a sua missão, nomeadamente, com a pandemia de Covid-19, que incrementou os custos de diversos componentes.

A companhia ainda concebeu o primeiro camião elétrico de 16 toneladas com um chassis e cabina desenvolvidos especialmente para as necessidades dos transportes, mas as dificuldades de investidores e em encontrar também financiamento levaram a Volta Trucks a avançar com o pedido de falência num tribunal na Suécia.

Um dos desenvolvimentos que ‘empurrou’ a Volta Trucks para esta decisão foi um pedido de falência também da fornecedora de baterias, a Proterra, o que teve um grande impacto na capacidade esperada de produção de veículos para o futuro, o que, por seu turno, influenciou também a capacidade de angariação de novos capitais para manter a Volta Trucks em atividade, sobretudo numa fase em que os grandes ‘players’ da indústria já ‘acordaram’ para a eletrificação também no setor dos transportes.

“Com grande e profundo pesar, a administração decidiu, assim, tomar a decisão difícil de dar os passos necessários para pedir a falência na Suécia. A principal entidade comercial do Grupo, a Volta Trucks Limited, irá brevemente pedir insolvência em Inglaterra, com os gestores de insolvência da Alvarez & Marsal esperados no comando da operação. Outras entidades do Grupo irão também pedir insolvência nas áreas relevantes de jurisdição”, lê-se em comunicado emitido pela companhia.

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