Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota: Um abecedário com 80 anos de história e progressos

Em jeito de comemoração dos 80 anos da marca nipónica, desafiámos Victor Marques, diretor de comunicação da Toyota e Lexus para Portugal, a conceber um abecedário daquilo que é foi o passado das marcas, a atualidade e levantar o véu sobre o futuro.
"A de Anúncio: De expansão das motorizações híbridas com duas motorizações nos modelos principais da marca."
"B de segmento B: Com o novo Yaris que foi lançado há pouco tempo e que é o mais procurado da Toyota na Europa, sendo o único no mercado no seu segmento com uma motorização híbrida uma solução acessível nesse campo."
"C de Crescimento: Este ano, a Toyota e a Lexus deverão alcançar um milhão de unidades vendidas na Europa. O C-HR continua a ser um grande impulsionador das vendas e contribui para este resultado, recolhendo em Portugal mais de 85% das vendas na versão híbrida. No mundo inteiro já são quase 11 milhões de híbridos vendidos. De forma interessante, o primeiro milhão de unidades híbridas demorou dez anos a atingir, o último milhão foi alcançado em nove vezes. Demonstra a velocidade com que os híbridos têm crescido."
"D de Dinâmicos: Os modelos da Toyota e Lexus são cada vez mais dinâmicos e ao mesmo tempo eficientes e amigos do ambiente. Proporcionam uma condução envolvente."
"E de Eletrificação: A Toyota foi a marca que mais eletrificou o automóvel com mais de 20 anos de experiência. O Prius já vai na quarta geração e também com o Prius Plug-in com o qual fomos pioneiros e vamos na segunda geração."
"F de Freestyle: O Auris Touring Sport Híbrido que chegará em dezembro e que vai aumentar a oferta de gama do Auris, que com o Square collection, continua a ser um modelo importante na gama e que com o híbrido tem crescido imenso."
"H de Híbridos: Sem dúvida. Foi a tecnologia que nos permitiu crescer e ficamos até satisfeitos que passados 20 anos a indústria esteja a apresentar soluções híbridas e amigas do ambiente."
"I de IS300h: É o modelo mais vendido da Lexus em Portugal, com uma condução muito refinada, por isso uma referência na gama."
"J de Jogos Olímpicos: Uma parceria de mobilidade que durará até aos Jogos de Tóquio de 2020, havendo mais de 100 autocarros autónomos a pilha de combustível, robots e, claro, soluções de mobilidade através dos Toyota e Lexus.
"L de Lexus e de Luxo: O CT200h é um modelo muito urbano e refinado para o segmento, tendo sido mesmo a primeira proposta a surgir no mercado no âmbito Premium. O mesmo se aplica ao NX."
"M de Mirai: Acreditamos que o hidrogénio vai ser uma solução para o futuro e prevemos produzir 30 mil unidades deste carro em 2020."
"N de Novo Land Cruiser: Foi apresentado em Frankfurt e com 65 anos é uma lenda para nós e uma referência em termos de fiabilidade, durabilidade e qualidade."
"O de Oxigenio: Que no Mirai se mistura com o hidrogénio e emite água limpa. Acho que é interessante imaginar um mundo em que substituímos as emissões de CO2 por emissões de H20. Uma tecnologia brilhante, acredito."
“P de Prius: São já 20 anos e quatro gerações. Este ano estamos de parabéns graças a este aniversário e ficamos felizes que também a indústria esteja a despertar para esta solução.”
"Q de qualidade, durabilidade e fiabilidade: Muitas vezes as pessoas apenas se lembram dos Land Cruiser e Hilux, que são icónicos, mas também os Toyota e Lexus híbridos são um bom exemplo disso. Aliás se não tivéssemos essa confiança, não daríamos os dez anos de garantia e exemplos como os dos Prius táxi, que são um atestado à qualidade e fiabilidade dos nossos carros."
"R de Real. O sucesso dos Toyota e Lexus híbridos é real. A ACEA revelou recentemente que, de janeiro a julho, 85,8% dos híbridos vendidos na União Europeia e nos países EFTA são Toyota e Lexus, o que é um valor real e que atesta a nossa posição."
"S de Salvador Caetano: Trouxe a Toyota para Portugal. Veio para ficar e ficou mesmo. A marca em Portugal deve muito ao Salvador Caetano e à sua aposta.
"T de Toyota: Faz 80 anos e está de parabéns. A companhia na Europa emprega mais de 20.000 pessoas de forma direta e, portanto, continua a ser uma marca de referência também aqui.
"U de Única: Não existe uma única solução para a mobilidade no futuro, mas o grupo Toyota acredita que haverão diferentes soluções para diferentes necessidades. Os elétricos terão um papel importante na cidade, os híbridos para uso geral e em especial os Plug-in, bem como os Fuel Cell para maior distância e uso intensivo a nível de quilómetros."
"V de Variedade: Hoje a Toyota e a Lexus contam com 16 modelos híbridos, oito em cada marca, com uma oferta alargada de modelos deste género."
"X: Letra para a gama de crossovers da Lexus. O NX e o RX estão bem no centro de um segmento em crescimento que será uma aposta da marca. Vamos ver o que futuro nos reserva..."
"Y de Yaris GRMN: O primeiro Gazoo desportivo na Europa, com motor de 212 CV de potência e que traz a melhor relação peso/potência do segmento. Como o GT86, procura oferecer mais prazer de condução a uma marca que tanta história tem nos ralis."
“Z de zero emissões e zero acidentes: Zero emissões porque o Mirai é pioneiro e uma referência desde que foi introduzido em 2014 e zero acidentes porque é a intenção da marca Toyota de uma visão de evoluir tecnologicamente na condução automatizada e nas ajudas à condução rumo a um futuro em que as duas soluções serão uma realidade."

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ano de 2017 está repleto de efemérides. Além dos 70 anos da Ferrari, também a Toyota sopra velas este ano, com aquela que é uma das maiores fabricantes do mundo a manter o seu rumo de sucesso global muito por ação da aceitação dos híbridos.

Com uma enorme fatia no crescimento desta tecnologia a nível mundial, a Toyota (incluindo-se aqui a Lexus enquanto membro do mesmo grupo) goza hoje de um estatuto muito peculiar, mas que não se irá manter por aqui. Para os próximos anos, a companhia liderada por Akio Toyoda prepara uma nova série de modelos em que cada modelo principal terá uma variante híbrida mais eficiente e outra mais orientada para prestações elevadas.

O C-HR HyPower que surgiu no Salão de Frankfurt mostra um pouco do caminho a seguir neste campo, mas não será só aqui que a companhia irá dedicar a sua atenção. Isto porque o caminho, de acordo com Victor Marques, diretor de comunicação da Toyota e Lexus em Portugal, explica como a solução para a mobilidade do futuro poderá passar por mais do que uma única tecnologia, não havendo portas fechadas para os automóveis do amanhã, mas havendo sempre uma intenção que, de resto, o responsável nos explica de forma firme: “fazer carros sempre melhores”.

Em virtude disto, em jeito de comemoração dos 80 anos da marca nipónica, desafiámos o responsável a conceber um abecedário daquilo que é hoje – e do que será o futuro – da Toyota e da Lexus.