Vendas de automóveis voltam a crescer nos dois dígitos

03/05/2018

Novamente a crescer na casa dos dois dígitos, o mercado automóvel apresentou números bastante interessantes no mês de abril, com um aumento de 11,3% em comparação ao período homólogo do ano passado. No que diz respeito às marcas, a Renault segue, impassível, na frente, com a Peugeot a destacar-se no segundo posto.

De acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), referentes ao mês de abril, foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 24.835 veículos automóveis, ou seja, mais 11,3% do que em igual mês do ano anterior. No primeiro quadrimestre de 2018, foram colocados em circulação 97.973 novos veículos, o que representou um crescimento homólogo de 6,4%.

Na divisão por tipologia de veículos, no mês de abril foram matriculados 21.430 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 13,8% do que no mês homólogo do ano anterior. Nos quatro primeiros meses de 2018 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 84.659 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 7,6% relativamente ao período homólogo de 2017.

No mercado de ligeiros de mercadorias registou-se uma evolução desfavorável, tendo caído 3,8% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se nas 3003 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no primeiro quadrimestre de 2018 o mercado atingiu 11.653 unidades, o que representou um decréscimo de 1,2% face ao período homólogo do ano anterior.

Por fim, nos pesados, nos quais se englobam os tipos de passageiros e de mercadorias, verificou-se um crescimento de 11% em relação ao mês homólogo do ano anterior, com 402 veículos comercializados. Nos quatro primeiros meses de 2018 as matrículas totalizaram 1661 unidades, um crescimento de 1,8% face ao mesmo período do ano passado.

Peugeot, Volkswagen e Fiat entre os destaques de abril

No que diz respeito ao mercado de ligeiros de passageiros por marcas, a Renault voltou a liderar nas duas frentes – em abril e no mercado global. Contudo, a marca gaulesa teve um mês com uma performance menos positiva do que em abril do ano passado, matriculando 2526 unidades contra as 2887 de igual período do ano passado (-12,5%). A Peugeot, por outro lado, aumentou as suas vendas em 24,7%, com um total de 2189 automóveis contra os 1756 do ano passado. A Volkswagen regressou aos lugares do pódio, com o terceiro lugar em abril, matriculando 1537 veículos (+2,2%), ao passo que a Fiat foi a quarta melhor de abril, mais um bom desempenho comercial por parte da companhia italiana, que matriculou 1475 unidades (+21,2%) neste mês.

Nota, ainda, para os bons desempenhos da Opel, que foi a quinta melhor em abril com um crescimento de 26,2% para 1393 unidades comercializadas, da BMW, que foi a sexta com um aumento de 8,3% (para 1335 unidades) e para a Mercedes-Benz, que ficou imediatamente atrás da sua rival alemã por um único exemplar. A companhia de Estugarda cresceu 0,7% em abril.

Outros ganhos relevantes em abril entre as marcas de grande volume foram os alcançados pela Citroën (+38,5%), Toyota (+69,7%), Ford (+10,6%), SEAT (+44,6%), Dacia (+22,1%) e Kia (+15,9%).

No cômputo dos quatro primeiros meses, a Renault mantém a posição cimeira, embora com menos quota de mercado este ano do que no mesmo período do ano passado. De janeiro a abril, a marca gaulesa comercializou 11.634 unidades, um aumento de 4,8% face ao ano passado. A quota passou de 14,11% para 13,74% este ano. A Peugeot mantém-se no encalço da sua compatriota, com um total de 8634 unidades matriculadas até aqui em 2018, aumentando 10,4% em termos homólogos e com um ganho de quota dos 9,94% para os 10,20%. A completar o top 3, a Mercedes-Benz mantém a toada de crescimento, com um total de 6035 unidades matriculadas, um ganho de 3,6% embora a sua quota de mercado tenha diminuído de 7,40% para 7,13%.

Seguem-se duas marcas com grandes ganhos em termos de mercado, a Fiat e a Nissan. A marca italiana tem um crescimento de 14,1% para 5431 unidades nos quatro primeiros meses de 2018, aumentando ainda a sua quota de 6,05% para 6,42%. Por seu turno, a japonesa tem um ganho de 22,5%, com quota de mercado de 6,40% contra os 5,62% do ano passado. Curiosamente, as duas marcas estão separadas por apenas dez automóveis. O facto de ser um período de forte renovação de frotas nas áreas de rent-a-car explica alguns destes crescimentos em termos de mercado para as marcas