Se o ano de 2020 esteve longe de ser positivo para o mercado automóvel europeu, o primeiro mês de 2021 não apresentou grandes melhorias. De acordo com os dados da JATO Dynamics, que analisou as informações de 27 países, o registo de automóveis novos caiu 26% em comparação com igual período de 2020, com apenas 839.525 unidades matriculadas – o pior registo de um mês de janeiro desde 1982.
Apesar do panorama tendencialmente negativo, alguns mercados foram honrosas exceções, como foi o caso da Suécia, onde se registou um crescimento de 23% nas vendas em comparação com janeiro de 2020, ao passo que na vizinha Noruega o aumento foi de 8%, em grande parte motivado pela reabertura da sociedade e pela procura de veículos elétricos, que continuam a merecer grandes incentivos estatais. Mas o cenário generalizado foi de queda.
“Apesar dos esforços feitos por alguns governos e grupos automóveis para aumentar o registo de veículos puramente elétricos, não foi o suficiente para compensar o impacto da pandemia global e dos confinamentos locais”, afirma Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics. Em mercados-chave da Europa como a Alemanha e Espanha, a quebra no volume de vendas foi de 32% e de 52%, respetivamente.
Além disso, nota Munoz, as mudanças fiscais usuais em muitos estados europeus no arranque de cada ano levou muitos consumidores a anteciparem as suas compras para o mês de dezembro.
SUV na mó de cima
Se o mercado está numa fase muito débil, os SUV continuam a prosperar no mercado europeu de automóveis novos. Os automóveis de estilo SUV representaram 44% de todos os carros matriculados em janeiro, o maior valor de sempre para aquela categoria de automóveis. Munoz afirma que a Europa está a seguir o padrão de outras regiões, como a dos Estados Unidos da América (EUA) e China, nas quais a procura pelos SUV não abrandou. No total, venderam-se 368.100 unidades de SUV na Europa, apenas 18% abaixo do valor de janeiro de 2020.
Segmentando o próprio segmento, os SUV mais pequenos (B-SUV) representaram 36% do total, cabendo aos SUV compactos médios (C-SUV) a maior fatia de vendas, com 177.500 unidades. Volkswagen, Peugeot e BMW foram as marcas que mais venderam automóveis de estilo SUV em janeiro, mas a Ford, na quarta posição, foi a que mais cresceu em quota de mercado.
Toyota Yaris o mais vendido
Quanto aos modelos mais vendidos em janeiro, o novo Toyota Yaris surpreende com a primeira posição, com 18.094 unidades matriculadas (+3%), superando o Peugeot 208, que ficou em segundo lugar, com 17.310 unidades (-15%). Na terceira posição ficou o novo Dacia Sandero, que consolida a sua posição de força no mercado europeu com 15.922 registos (+13%). O líder crónico Volkswagen Golf ficou apenas no quarto lugar, com 15.227 unidades (-42%).