Vendas na Europa estabilizam em abril; Tesla volta a números ‘normais’

26/05/2019

O mercado europeu de automóveis novos estabilizou em abril, depois de diversos meses de declínio nas vendas. No total, foram registados 1.34 milhões de automóveis novos no quarto mês de 2019, praticamente o mesmo número que em igual mês de 2018, quando alcançou, então, o seu melhor resultado em volume num período de dez anos.

De acordo com os dados revelados pela JATO Dynamics, de janeiro até abril, o mercado da Europa ‘a 23’ decresceu 2,5%, com 5.47 milhões de veículos registados até aqui, sendo por isso um ano com uma prestação ligeiramente inferior à do ano passado. Os resultados positivos em mercados como o espanhol, italiano, polaco ou suíço compensam, de certa forma, os decréscimos representados em países como a Alemanha ou Reino Unido.

Diesel mantém tendência de queda

Detalhando o mercado, a gasolina continua a ganhar espaço, enquanto os veículos eletrificados também aumentaram à ordem dos dois dígitos, compensando dessa forma a queda de 12% nos registos do Diesel. Aliás, com a exceção da Alemanha e da Croácia, os registos do Diesel caíram em toda a Europa. Nos primeiros quatro meses do ano, o volume de Diesel caiu 15%, contabilizando agora 32,5% do mercado total.

Por outro lado, os registos elétricos continuaram a aumentar em abril, com um total de 91.200 unidades matriculadas, contabilizando agora 6,9% do total do mercado. Isso deve-se ao aumento na procura de veículos 100% elétricos, cujos registos subiram 71% para 22.900 unidades.

Entre os elétricos, a Tesla voltou a ser a marca mais vendida, mas o seu volume de vendas voltou ao nível normal depois do pico de vendas em março, quando a marca de Elon Musk registou um total de 15.755 registos do Model 3. Em abril, esse número desceu para os 3700 exemplares, o que quer dizer que o pico de março foi um resultado da longa lista de espera pelo veículo elétrico, conforme aponta a JATO e o seu analista, Felipe Munoz, que deixa, no entanto, a indicação de que haverá um outro pico à espera de acontecer “quando o Model 3 chegar ao mercado britânico”.

SUV sempre a crescer

Quanto à tipologia de carroçarias, os SUV continuam a dominar e voltaram a crescer em abril, com um valor recorde 495 mil registos (um aumento de 11% face a abril de 2018). Com este valor, nos primeiros quatro meses matricularam-se 2.02 milhões de SUV, mais 8% do que em igual período de 2018. O segmento foi potenciado em abril pelo Grupo BMW (+29%), Grupo Volkswagen (+23%), PSA (+14%) e Hyundai-Kia (+14%).

A gasolina ganha mais espaço nas preferências dos europeus, enquanto o Diesel cai para cerca de 32%. Os veículos com combustíveis alternativos crescem. Do lado direito, a tabela de vendas dos híbridos (HEV), Plug-in híbridos (PHEV) e 100% elétricos (BEV). Nota para o crescimento de 71% nestes últimos face ao mesmo período do ano passado.

No entanto, um dos modelos que mais se destacou foi o Dacia Duster, que cresceu 30% em abril, tendo sido, pela primeira vez desde o seu lançamento, o SUV mais vendido. Já na Toyota estão os dois SUV elétricos mais procurados, o C-HR e o RAV4, com o Kia Niro a ser o terceiro, ao passo que nos Premium, a Audi lidera com o Q3 e tem o Q2 na terceira posição, surgindo pelo meio o BMW X1.