De acordo com os dados revelados pela JATO Dynamics, de janeiro até abril, o mercado da Europa ‘a 23’ decresceu 2,5%, com 5.47 milhões de veículos registados até aqui, sendo por isso um ano com uma prestação ligeiramente inferior à do ano passado. Os resultados positivos em mercados como o espanhol, italiano, polaco ou suíço compensam, de certa forma, os decréscimos representados em países como a Alemanha ou Reino Unido.
Diesel mantém tendência de queda
Detalhando o mercado, a gasolina continua a ganhar espaço, enquanto os veículos eletrificados também aumentaram à ordem dos dois dígitos, compensando dessa forma a queda de 12% nos registos do Diesel. Aliás, com a exceção da Alemanha e da Croácia, os registos do Diesel caíram em toda a Europa. Nos primeiros quatro meses do ano, o volume de Diesel caiu 15%, contabilizando agora 32,5% do mercado total.
Por outro lado, os registos elétricos continuaram a aumentar em abril, com um total de 91.200 unidades matriculadas, contabilizando agora 6,9% do total do mercado. Isso deve-se ao aumento na procura de veículos 100% elétricos, cujos registos subiram 71% para 22.900 unidades.
Entre os elétricos, a Tesla voltou a ser a marca mais vendida, mas o seu volume de vendas voltou ao nível normal depois do pico de vendas em março, quando a marca de Elon Musk registou um total de 15.755 registos do Model 3. Em abril, esse número desceu para os 3700 exemplares, o que quer dizer que o pico de março foi um resultado da longa lista de espera pelo veículo elétrico, conforme aponta a JATO e o seu analista, Felipe Munoz, que deixa, no entanto, a indicação de que haverá um outro pico à espera de acontecer “quando o Model 3 chegar ao mercado britânico”.SUV sempre a crescer
Quanto à tipologia de carroçarias, os SUV continuam a dominar e voltaram a crescer em abril, com um valor recorde 495 mil registos (um aumento de 11% face a abril de 2018). Com este valor, nos primeiros quatro meses matricularam-se 2.02 milhões de SUV, mais 8% do que em igual período de 2018. O segmento foi potenciado em abril pelo Grupo BMW (+29%), Grupo Volkswagen (+23%), PSA (+14%) e Hyundai-Kia (+14%).
No entanto, um dos modelos que mais se destacou foi o Dacia Duster, que cresceu 30% em abril, tendo sido, pela primeira vez desde o seu lançamento, o SUV mais vendido. Já na Toyota estão os dois SUV elétricos mais procurados, o C-HR e o RAV4, com o Kia Niro a ser o terceiro, ao passo que nos Premium, a Audi lidera com o Q3 e tem o Q2 na terceira posição, surgindo pelo meio o BMW X1.