Publicidade Continue a leitura a seguir

Ventiladores prometidos por Musk ainda não chegaram à Califórnia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com a escalada da pandemia de Covid-19 e sobretudo com a sua expansão aos Estados Unidos da América (EUA), os construtores automóveis orientaram esforços no sentido de produzirem componentes e aparelhos médicos de auxílio no tratamento dos pacientes. Elon Musk, em nome da Tesla, foi um dos que rapidamente se prontificou a ajudar com a doação de ventiladores aos hospitais da Califórnia. Porém, ainda não terá cumprido a sua promessa.

De acordo com um artigo escrito no site Sacramento Bee da Califórnia, dos 1000 ventiladores prometidos por Musk ao governador local, Gavin Newsom (que este anunciou a 23 de março), ainda nenhuma unidade foi entregue aos hospitais. Aquela publicação chega mesmo a apelidar a ação de Musk de “fiasco”.

“O gabinete de Newsom diz agora que Musk deveria ter entregado os ventiladores diretamente aos hospitais. No entanto, até agora, o mesmo gabinete diz que nenhum hospital da Califórnia os recebeu”, lê-se no Sacramento Bee, que dá conta ainda que os ventiladores que Musk comprou na China são ineficazes no tratamento dos pacientes com Covid-19.

“Assim, milhões de californianos ouviram o governador anunciar a doação heroica de “ventiladores”. Porém, nem uma unidade foi entregue – e Musk literalmente nunca teve os verdadeiros ventiladores que os nossos hospitais precisam”, aponta ainda, acrescentando que na Tesla ninguém quis comentar o tema.

Porém, Musk entregou mesmo alguns aparelhos médicos de auxílio à respiração, mas a hospitais de Nova Iorque, embora também não fossem do tipo invasivo para suporte de vida, como parecem ser mais necessários. Muitos dos comentários à imagem publicada no Twitter fazem, precisamente, alusão ao facto de não serem os ventiladores prometidos, mas sim máquinas para tratar pacientes com apneias de sono (BiPAP). Musk respondeu às críticas públicas, uma vez mais, pelas redes sociais, dizendo que os “ventiladores invasivos são utilizados em casos mais severos” e que estes, da ResMed também são necessários, como pedido pelo governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

Também o Hospital Henry Ford documentou a entrega dos aparelhos através de uma foto partilhada no Twitter, deixando ver o camião com as caixas, juntamente com um agradecimento pela generosidade do responsável pela Tesla.