Na luta entre máquinas, a saga dos ‘Transformers’ vai voltar à década de 1990 para mostrar mais uma etapa no conflito entre os ‘Autobots’ e os ‘Decepticons’, com muitos dos protagonistas a serem, naturalmente, ícones daquela época, como é o caso do Porsche 911 (geração 964) e do Chevrolet Camaro.

Sem contar com a direção de Michael Bay, cujo estilo foi polarizador até mesmo para os fãs da saga, que lamentaram as cenas por vezes confusas do ecrã, o novo filme da saga ‘Transformers’ regressa ao ano de 1994 para contar a história da luta entre os ‘Autobots’, liderados pelo camião Optimus Prime, e os ‘Decepticons’, liderados por Megatron.

Porém, a denominação do novo filme ‘Transformers: Rise of the Beasts’ aponta ainda para uma outra parte na contenda, na forma de uma outra fação de robots que se esconde sob formas orgânicas, os ‘Maximals’, que lutam também contra os ‘Predacons’ e ‘Terrorcons’.

A temática animal é adaptada de uma outra série animada estreada na segunda metade da década de 1990, ‘Beast Wars’, na qual os robots foram obrigados a abandonar as suas formas automóveis ou motorizadas em prol de formas animais para assim lidarem com um ambiente tóxico de um planeta misterioso para o qual haviam sido transportados. A série, produzida ainda nos primórdios do CGI, sucedia à original da década de 1980, com a equipa dos ‘bons’ a ser liderada pelo gorila Optimus Primal, hipoteticamente um descendente de Optimus Prime, embora essa mesma ligação nunca tenha ficado explícita ao longo das séries.

Porém, nesta adaptação ao cinema, a trama decorre em 1994, logo, antes dos eventos decorrentes na restante saga, com a exceção do filme ‘Bumblebee’, que embora estreado nos cinemas em 2018 tem a sua história centrada em 1987. Assim, os dois filmes mais recentes estreados no cinema são prequelas da saga orientada por Michael Bay. Ao mesmo tempo, parece alterar-se, uma vez mais, o sentido original da série ‘Beast Wars‘, que tinha o seu lugar no ano 2300.

‘Transformers: Rise of the Beasts’ volta a ter um elenco de protagonistas automóveis recheado, sendo possível ver no trailer um Porsche 911 (964) a mostrar a sua competência contra a polícia, bem como o Chevrolet Camaro ‘Bumblebee’ que dispensa apresentação e uma carrinha Volkswagen ‘Pão de Forma’.

O novo filme é realizado por Steven Caple Jr, que foi também o realizador de ‘Creed II’, filme no mesmo universo de Rocky Balboa, mas centrada na história de Adonis Creed.