Volkswagen e Ford vão desenvolver comerciais e pick-ups em conjunto

15/01/2019

A Volkswagen e a Ford Motor Company anunciaram hoje mais detalhes relativos à sua parceria para o setor automóvel, numa conjunção de esforços que visa “aumentar a competitividade e servir melhor os clientes numa era de mudança rápida para a indústria”. Confirmada está a parceria entre as duas companhias nas áreas dos comerciais e Pick-ups.

Através de uma conferência no Salão de Detroit, os respresentantes das duas marcas detalharam os contornos deste acordo de parceria, com o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, e o da Ford Motor Co., Jim hackett, a confirmarem que a parceria comercial será focada no desenvolvimento de veículos comerciais e pick-ups de dimensão média para os mercados globais, com início já em 2022.

Em comunicado, é referido que esta aliança possibilitar que ambas as companhias possam partilhar investimentos nas arquiteturas de veículos que possam oferecer diferentes capacidades e tecnologias. Em resultado desta parceria, esperam uma melhoria nas receitas antes de impostos já em 2023.

“Com o tempo, esta aliança irá ajudar ambas as companhias a criar valor e ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes e da sociedade. Não só irá levar a sinergias significativas e ajudas ambas as companhias a melhorarem a sua condição, mas também nos dará a oportunidade de colaborar na moldagem da próxima era da mobilidade”, referiu Hackett, olhando para os termos deste acordo.

Outra área na qual as duas companhias vão trabalhar em conjunto será na da investigação de condução autónoma e demais tecnologias automóveis, com um memorando de entendimento a garantir cooperação para evoluir no capítulo dos autónomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. Ambas as marcas declaram-se “abertas quanto à possibilidade de considerar outros programas de veículos no futuro”.

Esta parceria não envolve participações mútuas entre as duas companhias, tendo a sua governação como base um comité conjunto com a liderança de Hackett e Diess e com executivos seniores de ambas as marcas.

Interesse crescente nas pick-ups e comerciais

De acordo com o comunicado, a grande força desta parceria está no aproveitamento do potencial das gamas comerciais mais conhecidas de ambos os lados – na Ford, a família Transit e a Tanger, enquanto na Volkswagen a Transporter, Caddy e Amarok. De acordo com dados das duas companhias, as vendas de veículos comerciais ligeiros representou aproximadamente 1.2 milhões de unidades vendidas globalmente em 2018.

Adiantam, ainda, que o interesse e procura por comerciais e pick-ups médias vão crescer mundialmente nos próximos cinco anos. Os primeiros veículos resultantes desta parceria estarão nas estradas em 2022. A Ford pretende desenvolver e construir comerciais maiores para os clientes europeus e a Volkswagen, pela sua parte, deseja produzir um comercial de âmbito mais citadino.