Volkswagen ID.3: O início da nova era elétrica

09/09/2019

A Volkswagen revelou o ID.3, veículo elétrico que representa, para a marca alemã, o início de uma nova era. Esta visão, juntamente com um manifesto de apoio à eletromobilidade, foram as ideias fortes da conferência de imprensa da Volkswagen no Salão de Frankfurt.

A longa espera para ficar a conhecer o novo ID.3 da Volkswagen terminou, com o primeiro elétrico de nova geração da marca germânica a chegar com a intenção de revolucionar a indústria automóvel, um pouco à semelhança do que havia feito com o Carocha, que fez jus ao epíteto de ‘carro do povo’. O ID.3 recorre à nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, trazendo promessas de novas funcionalidades digitais, que assumem um peso fundamental na indústria automóvel atual.

Embora a sua forma já fosse conhecida depois do primeiro evento em que o ID.3 surgiu camuflado, faltava conhecer com maior precisão as linhas deste elétrico, um modelo que pretende rivalizar com os bem-sucedidos Nissan Leaf e Tesla Model 3, apenas para citar dois dos principais modelos do segmento na Europa. No entanto, a ambição da Volkswagen é global com este seu novo modelo. As primeiras expectativas apontam para o caminho do sucesso, tendo já mais de 30 mil reservas desde que as mesmas foram abertas.

O grupo motriz consiste num motor síncrono de íman permanente, que inclui os módulos de controlo eletrónico e a caixa de uma velocidade, estando integrado de forma bastante compacta no eixo traseiro, ao passo que a bateria foi posicionada no fundo do veículo para reduzir o centro de gravidade e os componentes adicionais foram colocados na dianteira para uma melhor distribuição de peso.

O sistema eletrónico de controlo de potência gere o fluxo de energia de alta voltagem convertendo a DC armazenada na bateria para AC para o motor de tração e para fornecer a bateria de 12 V que alimenta o sistema elétrico de baixa voltagem. A potência é transmitida ao eixo traseiro.

De série, o ID.3 contará logo de início com três baterias para diferentes necessidades. A mais baixa tem 45 kWh e oferece já uma autonomia de 330 quilómetros, já de acordo com o ciclo WLTP. Além desta, haverá ainda uma versão intermédia com bateria de 58 kWh para uma autonomia de 420 quilómetros. Com a bateria de maior capacidade, de 77 kWh, a autonomia é de 550 quilómetros.

Versão de lançamento 1ST (First)

Granjeado já grande sucesso desde o momento em que foi anunciada, a edição de lançamento 1ST (ou First), promete bastante equipamento em troco de um valor mais em conta, tratando-se de edição limitada com base no modelo de bateria intermédia, de 58 kWh, com 150 kW de potência e 160 km/h de velocidade máxima. A autonomia é de até 420 quilómetros com o ciclo de medição WLTP.

Graças à sua capacidade de carga rápida, o Volkswagen ID.3 pode acumular cerca de 290 quilómetros em 30 minutos a partir de uma tomada de 100 kW. A versão de 77 kWh pode ser carregada a 120 kW, assegurando assim uma maior rapidez de carregamento nos postos rápidos. No evento de Frankfurt, a Volkswagen revelou também a sua oferta de 2000 kWh de eletricidade durante um ano a partir da data de matrícula do veículo, bem como a possibilidade de montar dois tipos de wallbox domésticas, embora não tenham sido especificados os valores do carregamento.

O seu estilo bastante diferente dos demais Volkswagen destaca-se na dianteira pela assinatura luminosa, contando com iluminação adaptável Matrix LED com uma potência de 750 lumen, dispondo ainda de controlo de feixe de luz. As suas dimensões são relativamente compactas, semelhantes às de um Golf, mas com uma distância entre eixos maior, o que lhe confere um interior mais amplo. O seu comprimento é de 4261 mm (4258 mm para um Golf da atual geração), ao passo que a largura é de 1809 mm e a altura de 1552 mm. A distância entre eixos é de 2765 mm, o que se demarca positivamente face aos 2620 mm do Golf. Já o peso não ilude o facto de ser um elétrico, acusando 1719 kg. Com cinco lugares, o ID.3 privilegia a habitabilidade, com uma bagageira de 385 litros.

Por outro lado, o visual minimalista do habitáculo tira partido da digitalização, com botões táteis, por exemplo, escapando apenas os botões dos vidros elétricos e o de sinalização de perigo (os quatro piscas). Há ainda assistente virtual ativada por comandos vocais, com um simples ‘Hello ID’.

Além de revelar o novo ID.3, a Volkswagen advogou também o seu objetivo de mobilidade com impacto zero nas emissões de carbono, através da estratégia ‘goTOzero’, a qual prevê até meados do século uma cadeia integral sem produção de emissões de dióxido de carbono (CO2) desde a produção do próprio veículo até à energia para o seu carregamento.

O preço da versão de entrada fica pelos 30.500 euros, estando a sua chegada ao mercado português prevista para o verão de 2020.

Em Frankfurt

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