A Volvo Cars e a Geely Auto anunciaram o estreitamento de laços que irá levar a uma sinergia mais extensa em diversas áreas da indústria automóvel, de forma a maximizar os pontos fortes de cada uma das marcas no que diz respeito ao desenvolvimento de motorizações, partilha de plataformas elétricas, aquisição conjunta de peças e componentes, desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma e serviços de pós-venda.
A ideia de uma parceria mais estreita entre aquelas duas companhias já havia sido alinhavada há alguns meses, sabendo-se agora que a Volvo e a Geely terão uma maior sinergia de esforços em diversas áreas. Sendo a Volvo uma marca pertencente ao Grupo Geely Auto, esta medida acaba por ser um passo racional para reduzir os custos de desenvolvimento numa época em que a indústria automóvel atravessa uma fase de transição energética e tecnológica muito rápida.
Assim, as operações de desenvolvimento de motorizações serão combinadas para a criação de sistemas híbridos de nova geração e motores de combustão interna, uso mais extenso de arquiteturas modulares partilhadas para veículos elétricos (como sucede nas marcas dos grupos Stellantis ou Volkswagen), colaboração mais profundo no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma e de eletrificação e esforços de compra de peças conjuntos para reduzir os custos das mesmas.
Será criada uma nova entidade separada, que deverá ficar operacional ainda este ano para fornecer motores de combustão interna, transmissões e soluções de motor duplo de nova geração para uso por parte de ambas as companhias. Nesta colaboração estará ainda em foco a criação e desenvolvimento de tecnologias de conectividade e de condução autónoma, a par de soluções de carsharing, ainda que os resultados mais esperados sejam os da eletrificação. Neste sentido, irão partilhar baterias, motores elétricos e soluções de conectividade. Isso incluirá o conjunto de tecnologias autónomas sob a liderança da Zenseact, a companhia da Volvo Cars dedicada ao desenvolvimento de software.
Ao mesmo tempo, a Lynk & Co irá tirar partido da rede e dos canais de distribuição da Volvo para a sua expansão global.
Sem fusão
Apesar de anunciada esta maior proximidade, não se trata de uma fusão na real aceção da palavra, uma vez que ambas as companhias vão reter as suas estruturas corporativas independentes, ao contrário do que chegou a ser sugerido num passado recente.
As marcas revelam que “após uma análise detalhada das opções de combinação”, as duas companhias chegaram à conclusão de que será mais vantajoso para cada entidade a sua continuidade enquanto independentes a nível corporativo. Ainda assim, esta maior colaboração significa que quaisquer atuais ou futuros acionistas da Volvo Cars e da Geely Auto poderão manter as suas estratégias, exposição comercial e lucros.
A colaboração será supervisionada por um novo modelo de direção, suportado pela Geely Holding, a acionista líder em ambas as companhias.