Transpondo o conceito de ‘crossover’ para o universo da mobilidade suave, a Xiaomi lançou uma scooter elétrica que se diferencia de muitas outras pelo facto de ser extremamente compacta.

A fabricante chinesa de smartphones e informática também está presente no segmento da mobilidade suave, apresentando agora o seu novo conceito na forma da Himo H1, pesando apenas 13 kg e com uma capacidade de arrumação impressionante, já que cada elemento da scooter pode ser dobrável, com mecanismos próprios que garantem o seu posicionamento conforme desejado. Ou seja, uma vez trancado em posição dobrada não se desdobra até que o ‘fecho’ seja desativado. A scooter conta até com uma pequena mala de transporte para a sua arrumação.

O motor elétrico, bastante pequeno, tem uma potência de 180 W, com uma velocidade máxima de apenas 18 km/h. De resto, a altura do guiador é ajustável, dispondo ainda de iluminação LED para viagens em iluminação mais deficiente. Conta ainda com uma bateria amovível de iões de lítio (de 6000 mAh) situada debaixo do assento e que pesa apenas 1,8 kg, pouco mais do que um computador portátil. O carregamento demora apenas cinco horas para uma autonomia de cerca de 30 quilómetros.

No mercado chinês, a Xiaomi vende esta scooter elétrica por 2999 yuan, algo como 385 euros, mas é possível encontrá-la em sites que vendem para outros países, embora com custos mais elevados.