Aston Martin lança moto desportiva de luxo por 108 mil euros

05/11/2019

A Aston Martin uniu-se à especialista Brough Superior para criar a sua primeira moto desportiva, a AMB 001, a qual foi revelada no Salão de Motos de Milão (EICMA), sendo uma máquina com capacidade impressionante: 180 CV de potência para 180 kg (em seco) extraídos a partir de um motor V2 turbo.

Primeiro capítulo da parceria entre a Aston Martin e a Brough Superior, marca de motos fundada no Reino Unido em 1919 e que, depois de um hiato, foi ressuscitada em 2013 por Thierry Henriette, esta moto pretende ser um manifesto de competência tecnológica por parte de ambas as companhias, com uma produção limitada a apenas 100 unidades.

Inspirando-se nos seus automóveis de motor central, a equipa de design da Aston Martin desenvolveu uma moto em torno dos princípios de forma e função, recorrendo a elementos técnicos como a configuração do chassis com braço duplo na frente e carroçaria em fibra de carbono. Esta moto estará limitada a utilização em pista, dispondo do já referido motor sobrealimentado de dois cilindros em ‘V’ e 997 cc de cilindrada com 180 CV, embora não sejam referidos dados de prestações.

Na apresentação, a decoração tradicional da Aston Martin, com o verde Stirling associado a pequenas nuances em verde lima e jantes, braços de suspensão e conjunto de travões em preto mate.

“Isto é o que nós acreditamos que deveria ser uma moto com tecnologia de ponta e estamos bastante orgulhosos por ver as asas da Aston Martin numa moto pela primeira vez. Além de aplicarmos os ensinamentos que desenvolvemos a partir do trabalho em carros como o inovador Valkyrie, também pudemos trazer a nossa competência especial em técnicas de produção tradicionais para este projeto. O produto final é uma moto verdadeiramente bela: uma obra de arte do design e da engenharia”, referiu o vice-presidente da Aston Martin e Diretor Criativo, Marek Reichman.

A AMB 001 será produzida na fábrica da Brough Superior, em Toulouse, França, com um preço de 108 mil euros por cada uma.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.