Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW mostra a primeira moto autónoma

Vídeo na próxima imagem

Publicidade Continue a leitura a seguir

O automóvel autónomo é uma nova evolução dos transportes cuja evolução tem sido observada com atenção e com expectativa. Vai oferecer aos automobilistas a oportunidade de se divertir ou descansar, isolado do mundo exterior durante a viagem. O mesmo não se pode dizer dos motards, que pareciam destinados a passar todas os seus passeios concentrados na condução. Mas a BMW resolveu esse problema, apresentando a primeira moto autónoma da história.

A BMW instalou numa moto R 1200 GS o equipamento necessário para andar sozinha. No entanto, para já, a marca alemã anunciou que ainda não está a trabalhar numa moto autónoma que possa ser usada em produção, mas criar tecnologia que torna as motos mais confortáveis e seguras num futuro imediato. A BMW mostrou este protótipo em ação no circuito de testes de Miramas, no sul de França, sem qualquer pessoa montada no banco, circulando sozinha pela pista.

Para o futuro, a BMW espera aproveitar a informação obtida com o teste deste protótipo de moto autónoma para detetar situações de perigo e auxiliar o motard em manobras de emergência. Isto poderá ser visto em sistemas de auxílio de travagem, ou em sistemas de deteção de movimento de tráfego em cruzamentos, como já pode ser visto em automóveis.

A BMW também aproveitou esta protótipo para estrear novas tecnologias, incluindo faróis em laser que se movem na direção das curvas, ou partes do chassis construídas em impressora 3D. A criação de uma moto 100 por cento autónoma para circular na estrada vai necessitar de muito mais pesquisa, levando em conta a necessidade de ser o motard a adaptar-se ao movimento da moto a circular sozinha, em vez de antecipar naturalmente os seus próprios movimentos aos comandos.