M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BMW tem uma moto elétrica ideal para o trânsito citadino, a C Evolution com uma confortável forma de scooter e com uma bateria fácil de recarregar em qualquer lugar com uma tomada elétrica, podendo assim evitar encontrar um carregador livre. Mas agora a C Evolution vai ficar ainda mais interessante, pois vai receber uma cobertura que permite ao utilizador passear pela cidade sem precisar de um capacete. Deste modo, a BMW pode recuperar a antiga C1, desta vez num formato mais ecológico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A BMW C1 foi uma scooter de 125 cc pensada para a cidade, que se diferenciava de todos os outros modelos do segmento, com uma cobertura e um cinto de segurança, que assim não obrigava o dono a usar capacete. Apesar de ter dado origem a uma pequena legião de fãs dedicados, não teve o sucesso de vendas esperado e só ficou no mercado entre 1999 e 2002. Mesmo assim, a BMW tentou trazer de volta o conceito, chegando a mostrar um protótipo elétrico em 2009, chamado C1-E. No entanto, a marca registada C1 está agora nas mãos do Grupo PSA, pelo que a versão tapada da moto elétrica da BMW vai continuar a usar o nome C Evolution.

As imagens de como a estrutura de proteção vai ser integrada no modelo atual foram divulgadas no site de registos de patentes dos Estados Unidos. A BMW mantém a estrutura com baterias, suspensão, rodas e guiador do C Evolution, mas instalando um novo cockpit com banco integrado e encosto. Mecanicamente, não deverão existir grandes diferenças, mantendo o motor elétrico de 35 kW (48 cv) e a bateria de 12,7 kWh, que lhe garante uma autonomia de 160 km na versão normal (o peso extra deverá reduzir ligeiramente a distância que é capaz de percorrerr).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.