M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma das cenas mais emblemáticas de Indiana Jones e a Grande Cruzada, terceiro filme da saga com Harrison Ford, é a perseguição que os soldados nazis fazem ao herói pela floresta. Isto ajudou a trazer de volta a popularidade dos sidecars, apêndices colocados do lado de uma moto para transportar um passageiro adicional com mais conforto. Agora, este visual retro é combinado com tecnologia moderna, com a criação do primeiro sidecar elétrico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O construtor russo IMZ tem apostado no casamento do visual tradicional das suas motos Ural da era soviética com novas tecnologias, nomeadamente motores elétricos. Depois da moto Ural cT, fazia sentido aproveitar esta plataforma para trazer de volta outro modelo clássico da marca, o Sidecar. Com três rodas e um baixo centro de gravidade, a marca russa reclama para o seu novo modelo um bom nível de estabilidade e uma facilidade de utilização, bastando acelerar e travar, pois a moto elétrica não tem caixa de velocidades.

Para já, esta moto elétrica só foi lançada como protótipo, mas a IMZ está interessada em colocá-lo no mercado, no máximo até 24 meses. A versão com sidecar usa a mesma plataforma técnica da cT, incluindo um conjunto de baterias de 19,5 kWh que fornecem energia a um motor de 80 cv. Com a adição do sidecar, consegue atingir uma velocidade de 140 km/h e percorrer um máximo de 165 km com uma única carga. O peso total, em vazio, é de 373 kg. Com estas características, a moto russa poderá ser bastante procurada entre os amantes de sidecars.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.