Publicidade Continue a leitura a seguir

Experimente andar numa Vespa de uma só roda

Publicidade Continue a leitura a seguir

O monociclo é visto mais como uma brincadeira do que um veículo a sério, e com boa razão. Só com uma roda, é muito difícil uma pessoa equilibrar-se nele. Para andar na cidade, mais vale ter uma scooter, como uma Vespa. Mas e se a Vespa só tiver uma roda, vale a pena? Na empresa espanhola Bel & Bel, os donos Carles e Jesus Bel acreditam que sim, pelo que resolveram criar um monociclo motorizado, chamado Z-One, que usa peças da carroçaria de uma Vespa.

Dez anos depois de criarem o seu primeiro monociclo motorizado, o Z-One é, obviamente, inspirado no visual tradicional da scooter Vespa, mas também no monociclo guiado por Son Goku na primeira temporada da série de desenhos animados japoneses Dragon Ball, da qual os dois irmãos Bel eram grandes fãs. Este veículo deverá ser guiado facilmente por qualquer pessoa habituada a uma scooter, sem necessitar de aprender equilibrismo. Com o giroscópio interno a garantir o equilíbrio em movimento, é fácil sentarmo-nos no banco igual ao da Vespa tradicional e mudar de direção virando o guiador, como se fosse uma motorizada comum. Até tem piscas e luzes de travão, pelo que pode ser conduzido na estrada.

De resto, esta Vespa de uma roda também é ecológica. Carles e Jesu Bel montaram uma bateria de iões de lítio com autonomia para um mínimo de 45 minutos, e um motor eléctrico de 1000 W (1,36 cv), que lhe permite atingir os 35 km/h. Com apenas 70 kg de peso, não só deverá ser ágil nas manobras, como também pode ser carregada pelo seu proprietário e guardada dentro de casa sem ocupar muito espaço.