Com a criação da submarca Mó, a Seat disponibiliza a partir do final desta semana a eScooter 125 elétrica, para além das trotinetes, como mais uma proposta para a mobilidade urbana. No futuro virá também um microcarro elétrico.

 

Na apresentação feita à beira rio, na zona de Belém, em Lisboa, que o Motor24 esteve presente, Lucas Casanovas, o diretor geral da Seat Mó refere que o “O mundo está a mudar e as abordagens à mobilidade precisam de acompanhar essa mudança, especialmente nas zonas urbanas”. Casanovas afirma ainda que o lançamento da submarca vem dar resposta às necessidades de mobilidade sobretudo das gerações mais novas.

A eScooter 125 está homologada para dois passageiros, e tem aproximadamente as dimensões das suas concorrentes com motor de combustão, o que a torna num excelente meio de locomoção no cada vez mais congestionado trânsito citadino. O motor elétrico produz 9 kW de potência máxima, equivalente a um motor de combustão de 125 cc, mas com um binário de 240 Nm, que a impulsiona dos 0 aos 50 km/h em apenas 3,9 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 95 km/h.

No breve contato com a eScooter 125 ficámos impressionados com a capacidade de aceleração, sobretudo no modo Sport, que revelou ser uma mais valia no exercício de fugir dos outros veículos nos semáforos. As suspensões pareceram competentes, embora um pouco firmes demais, o que em conjunto com as pequenas rodas de 15” na frente e 14” atrás condicionaram o conforto nos pisos mais irregulares e degradados. A travagem demonstrou grande potência com um passageiro, servindo-se de discos com 260 mm na frente, e 240 mm atrás.

A bateria de iões de lítio de 5,6 kWh garante uma autonomia de mais de 100 km. Pesa 41 kg, mas pode ser removida, assumindo a forma de um trólei para que possa ser facilmente transportada para casa. Ligada a uma tomada doméstica demora entre 6 a 8 horas até estar totalmente carregada. No entanto é bom saber que se tiver um local onde seja possível carregar sem retirar a bateria, o processo está simplificado, pois a eScooter 125 não precisa de carregador, e é só ligar um cabo com um conector IEC (igual ao dos computadores de secretária), diretamente na tomada para o fazer.

Como o motor está acoplado diretamente na roda traseira, debaixo do banco existe espaço para dois capacetes, o que resolve o problema de os ter de transportar na mão, e na frente temos um gancho para prender um saco de compras, ou uma mochila. Inédito, mesmo, é o facto de ter marcha-atrás, que é acionada mantendo premido um botão na parte de trás do punho esquerdo. Uma ajuda bem-vinda para quem possa ter dificuldade em chegar com os dois pés ao chão.

Uma scooter elétrica acabada de lançar, não estaria completa sem que houvesse uma forma de verificar o seu estado quando não se está perto dela. Através da aplicação My Seat Mó é possível emparelhar um smartphone com a eScooter 125 para ver a sua localização, receber notificações de movimento, alarmes sobre o estado e nível da bateria e autonomia estimada (km). O telemóvel pode ainda ser usado para abrir o banco e ligar/desligar o motor em vez da chave.

A Seat Mó eScooter 125 vai estar disponível para já em Vila Real, Guimarães, Porto, Viseu, Coimbra, Leiria e Lisboa. O preço anunciado são 6225 euros, ou em alternativa por uma mensalidade de 123 euros através de financiamento.