MotoGP/Japão: Miguel Oliveira volta aos pontos em novo triunfo de Márquez

20/10/2019

O português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) regressou aos pontos no Mundial de MotoGP, ao terminar o GP do Japão na 12ª posição, permitindo-lhe somar mais quatro pontos para o seu pecúlio. A corrida foi ganha pelo espanhol Marc Márquez (Repsol Honda), naquela que está a ser uma temporada de ‘sonho’ para o já campeão do mundo de 2019, com o seu décimo triunfo.

Oliveira, que saiu da 16ª posição, chegou a estar no 18º lugar mas recuperou seis posições, concluindo a prova na 12ª posição e ficando mesmo à frente de Francesco Bagnaia, da Ducati, e do mais experiente Mika Kallio, da KTM. Mais um bom resultado do português, que voltou a impressionar na sua temporada de estreia na categoria principal do campeonato do mundo.

Na frente, Márquez dominou depois de desfeitear os intentos de Fabio Quartararo (Petronas Yamaha) ainda na volta inicial, partindo depois em fuga rumo a mais um triunfo. Já o ‘rookie’ teve de suar para ficar com o segundo posto face aos ataques de Andrea Dovizioso (Ducati) na fase final da prova.

Maverick Viñales (Monster Yamaha) ficou em quarto, na frente de Cal Crutchlow (LCR Honda).

Com estes resultados, Marc Márquez, já campeão, somou a décima vitória da temporada, quarta consecutiva, e soma 350 pontos, contra os 33 de Oliveira, que iguala Andrea Iannone (Aprilia) no 16º lugar. A Honda sagrou-se também campeã do mundo no campeonato de Construtores.

Com Lusa