Tendo encerrado a temporada de 2020 do Campeonato do Mundo de Motociclismo (MotoGP), o Autódromo Internacional do Algarve vai voltar a receber a categoria líder das duas rodas, desta feita em abril.
O piloto Miguel Oliveira vai voltar a competir em solo luso. Depois da vitória do ano passado, o piloto da KTM será um dos que estará à partida do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, previsto para o fim de semana de 16 a 18 de abril de 2021.
Esta é uma mudança provocada, uma vez mais, pela pandemia de Covid-19, que obrigou a remodelar o calendário para a fase inicial da temporada do MotoGP. A prova de abertura continua a estar agendada para o Qatar, no circuito de Losail, entre 26 e 28 de março, que duplica a sua presença com outra corrida (o Grande Prémio de Doha), entre 2 e 4 de abril.
A terceira ronda será no Algarve, seguindo depois para o país vizinho, em Espanha, para o traçado de Jerez de la Frontera, sendo evidente que a Dorna, entidade organizadora do campeonato, procurou concentrar uma grande parte da época no continente europeu: entre 18 de abril, data do GP de Portugal, e 19 de setembro, data do GP de Misano, as motos visitam França, Itália, Catalunha, Alemanha, Países Baixos, Finlândia (sujeita a homologação do circuito), Áustria, Grã-Bretanha, Aragão e São Marino.
Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, os GP da Argentina e das Américas foram adiados para a última parte da temporada.