M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem tem uma moto Harley Davidson, gosta de personalizá-la, torná-la única, uma extensão da sua personalidade. Mas o que todos os fãs da Harley sabem é que é uma moto que pode ser comprada, guiada e preparada por qualquer pessoa. Desta forma, todas as Harley são únicas, mas agora há uma Harley mais única que outras, esta edição especial, chamada Harley Davidson Blue Edition e construída pela marca de relógios Bucherer.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Bucherer é conhecida por fazer peças exclusivas de relojoaria, sendo as mais famosas e mais cobiçadas as pertencentes à família Blue Edition. Assim, a firma suíça aplicou o mesmo cuidado à construção desta Harley Davidson especial, ganhando o direito a partilhar o seu nome com alguns dos relógios mais interessantes do mundo. Não será de estranhar, então, que esta seja não só a Harley mais cara do mundo, mas também a moto nova mais cara do mundo, com um preço anunciado de 1,888 milhões de francos suíços, ou pouco mais de um milhão e meio de euros.

O preço é justificado, pois esta é a primeira vez que uma equipa de engenharia conseguiu instalar joias numa moto de modo seguro. Deu trabalho, mas, com o apoio da divisão de joalharia da empresa, conseguiram instalar anéis de diamantes no guiador, nos garfos da suspensão e na tampa do depósito de combustível. Mas a Bucherer foi mais longe e instalou, escondidos, um anel de diamantes de 5,4 quilates e um relógio Patravi TravelTec II, que pode custar 35 mil euros normalmente, e que aqui recebeu atualizações exclusivas.

Na parte mecânica, a Bucherer recorreu a uma carroçaria em que todas as peças foram moldadas, soldadas e polidas à mão, algumas delas sendo ainda banhadas em ouro. Recebeu também jantes desenhadas por encomenda. Mas a parte mais interessante é o motor, que ganhou uma abertura para se poder ver o trabalho da árvore de cames do motor, iluminada por LEDs resistentes ao calor, tornando-se a primeira moto com um motor iluminado a partir do interior.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.