M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Motociclos são mais capazes em atravessar alguns terrenos e obstáculos que veículos de quatro rodas não têm. Como são muito mais leves, não ficam presos na lama com tanta facilidade, e podem ser facilmente retirados à mão para dar a volta a alguma situação sobre a qual um jipe não poderia passar. Mas há terrenos que até uma moto de cross não consegue passar. E é por isso que surgiu a Tarus.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criada na Rússia, a Tarus é uma moto de duas rodas motrizes, com a potência transmitida também à roda da frente, que tem a sua própria corrente de transmissão. Isto oferece alguma aderência adicional, caso haja dificuldades com as rodas traseiras. Tem também pneus muito mais largos do que o normal para uma roda disto, com largura 25×12, funcionando com uma profundidade de 45 cm de neve. Mas mesmo que fique presa, pesando 93 kg, é fácil de mover à mão.

O motor de 210 cc é fornecido pela Honda, oferecendo apenas 7 cv de potência, o que acaba por beneficiar a força a baixa rotação, necessário para lidar com obstáculos. Também não é muito rápida, mas tendo em conta a sua utilidade, não precisa de ultrapassar os 35 km/h anunciados. O depósito de quatro litros garante duas horas de utilização, após as quais pode ser dobrada e levada para casa na bagageira de qualquer veículo todo-o-terreno.

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