Reis e presidentes geralmente andam em carros famosos por serem diferentes dos usados pelos comuns dos mortais, e as marcas aproveitam a publicidade gratuita para mostrar não só a sua superioridade tecnológica em termos de potência e segurança, mas também a sua capacidade de criar veículos luxuosos. Mesmo hoje, onde é fácil colocar luxo em carros de qualquer dimensão, os veículos usados pelos chefes de estados continuam a ser únicos.
Marcas como a Mercedes, Bentley ou Rolls-Royce são as preferidas destes clientes exclusivos, mas também é possível encontrar modelos diferentes. Em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa continua a usar os mesmos Audi A8 L e Volkswagen Phaeton que têm pertencido à frota de estado há anos. E os presidentes de alguns países menos desenvolvidos necessitam de deslocar-se num SUV como um Range Rover ou Toyota Land Cruiser.
Mas há sempre os que se destacam por serem diferentes até entre os seus pares. Por exemplo, o presidente dos Estados Unidos tem um Cadillac feito de propósito para o cargo. Na Rússia, Vladimir Putin estreou recentemente uma limusine feita por um instituto estatal. E o antigo presidente do Uruguai recusou ter um carro feito para o seu cargo, preferindo deslocar-se da sua modesta casa para o seu trabalho no seu antigo VW Carocha.