Publicidade Continue a leitura a seguir

10 tecnologias que mudaram o automóvel

Bluetooth - A vulgarização dos telemóveis significou que eram usados frequentemente quando não era conveniente. Esta tecnologia permitiu conectar o telemóvel ou o smartphone aos sistemas do automóvel, beneficiando comunicações e entretenimento.
Câmara de estacionamento - Linhas de cintura elevadas e pilares maiores tornaram certas manobras mais complicadas, especialmente o estacionamento. O Nissan Primera foi o primeiro a estrear um sistema que agora tornou-se um equipamento opcional preferido de muita gente.
Controlo de estabilidade - Apresentado em modelos de luxo da Mercedes, BMW e Lexus nos anos 90, este sistema de controlo dos travões é hoje em dia presença habitual em qualquer automóvel novo, tornando-se uma importante ferramenta de segurança.
Cruise control adaptativo - Cruise control existe há muitos anos, mesmo antes da eletrónica, mas o primeiro passo para o carro autónomo foi dado pela Mercedes com a criação de um cruise control baseado em radar, que adapta a velocidade de acordo com a distância para o carro da frente.
Estacionamento automático - Outro sistema que abriu o caminho para o automóvel autónomo, o parqueamento automático tornou esta manobra ainda mais fácil para uma nova geração de condutores que não quer perder tempo a fazer coisas complicadas ao volante.
Faróis em LED - A iluminação vai ficar cada vez mais eficiente nos próximos anos, com faróis em LED, que iluminam mais consumindo menos energia, ao mesmo tempo que podem ter mais funções, como luzes diurnas ou regulação automática de intensidade.
Motores elétricos - Nos anos 90, o Fiat Cinquecento Elettra e o GM EV1 abriram o caminho para o regresso do carro elétrico à estrada, com produção em massa, mas foi a hipótese intermédia, o híbrido, que tornou o motor elétrico viável, com o Toyota Prius de 1997.
Navegação por GPS - Inicialmente deu jeito para substituir mapas, mas agora faz muito mais. A navegação via satélite ajuda-o a encontrar não só o caminho certo para uma morada (dentro e fora da cidade) mas também muitos outros serviços.
Sistema de diagnóstico - Embora passe despercebido à maior parte das pessoas, este sistema permite detetar a maior parte das avarias imediatamente, recorrendo apenas a software, tornando algumas visitas à oficina mais rápidas, mesmo com problemas sérios.
Transmissão de dupla embraiagem - Estreada em modelos da Volkswagen, esta transmissão tornou o conceito de caixa automática mais divertido em modo manual, com comandos no volante e passagens de caixa muito mais rápida.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro rodas, um motor e um volante. Esses são os ingredientes principais à volta dos quais se constrói um automóvel. Mas não são os únicos, ainda por cima numa era em que o conforto e o entretenimento são tão ou mais importantes na escolha de um carro que a mecânica. Escolhemos dez tipos de tecnologia que são invenções importantes para todo o automóvel moderno, tanto no campo do conforto como da segurança.