400 km/h numa moto elétrica com um buraco ao meio

26/06/2021

Com quatro motores elétricos e um design inovador, a supermoto da White Motorcycle Concepts vai tentar o recorde a mais de 400 km/h.

 

No final do ano passado, Massimiliano (Max) Biaggi estabeleceu vários novos máximos de velocidade em duas rodas, chegando aos 408 km/h ao volante da Voxan Wattman, que passou a ser a supermoto elétrica mais veloz de todos os tempos. Agora, o piloto italiano e o modelo produzido pelo fabricante monegasco que integra o grupo Venturi têm rival à altura.

Uma empresa com o nome White Motorcycle Concepts quer estabelecer um novo máximo na categoria, tendo criado para o efeito a futurista WMC250EV, moto elétrica com aerodinâmica espetacular, desenhada em torno de um enorme túnel. No meio, apenas ar, aproveitando o facto de WMC250EV não necessitar de um depósito de combustível.

Sobre a solução técnica que a Motorcycle Concepts denomina de V-Air, o fabricante revela que pode reduzir o coeficiente do arrasto em até 70%, quando comparado com uma moto convencional.

Instalado debaixo do V-Air está o conjunto de motores elétricos, dois com 20 kW na roda dianteira e outros dois com 30 kW no trem posterior. O módulo com o nome D-Drive debita potência combinada de 100 kW (134 CV), associado a uma bateria de iões de lítio com 15 kWh de capacidade. Produzida numa mistura leve de carbono e alumínio, a supermoto elétrica pesa 300 kg.

Robert White, o homem por trás do projeto, vai tentar o recorde nos próximos 12 meses.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.