45 anos do Porsche 928

09/12/2022

O Porsche 928 foi um modelo que revolucionou a marca germânica. Depois de anos a fabricar automóveis com motor traseiro com em linha a marca alemã surpreendeu os seus clientes e rivais ao lançar um modelo refrigerado a água equipado com um motor V8 montado na posição frontal.

Embora o 928 não tenha substituído o 911, como originalmente se tinha pensado, conseguiu ter um efeito durador na gama da Porsche.

A Porsche começou a desenvolver o 928 em 1972. Nesta altura o actual 911 estava a ficar obsoleto em parte devido ao seu motor refrigerado a ar. Foram examinadas várias propostas mas Ernst Fuhrman, presidente do conselho executivo, defendeu que o modelo teria que ser completamente novo com o motor na parte da frente do automóvel e com uma transmissão traseira.

Os engenheiros decidiram equipar o novo modelo com um motor V8 de 4,5 litros refrigerado a água, que a Porsche utilizava em competição. Enquanto isto acontecia os designers elaboravam uma silhueta em forma de cunha, perfeita para os anos 70. Os para-choques estavam integrados na carroçaria e esse recurso criou um desafio significativo para a equipa de desenvolvimento.

“Na altura não tínhamos uma tinta que conseguisse cobrir aço, alumínio e poliuretano da mesma forma.”, relembra o director de projecto Wolfhelm Gorissen. Para resolver este problema a Porsche criou um novo tipo de tinta.

A Porsche apresentou o novo modelo em 1977 no Salão Automóvel de Genebra. O coupé recebeu uma recepção calorosa por parte do público sendo considerado moderno, melhor equipado e tinha uma melhor experiência de condução do que o 911 que pretendia substituir. O Porsche chegou a ser coroado o Automóvel Europeu do Ano em 1978 e permanece como o único automóvel desportivo a receber este título.

A carreira desportiva do 928 não foi tão extensiva nem ilustre quanto o 911 mas o coupé ainda competiu em variadas corridas durante a sua longa produção.

Hans Clausecker and Günther Steckkönig competiram com um 928 modificado no Troféu de longa distância Veedol, em Nürburgring em 1983, e venceram o evento, feito que repetiram duas vezes nos anos seguintes. Quando se reformou o automóvel foi para a colecção da Porsche onde sofreu um restauro em 2014.

A Porsche lançou, gradualmente, novas versões do 928 que beneficiavam de mais potência, entre outras melhorias, para continuar competitivo. Em 1983 foi apresentado o 928 S que vinha equipado com um motor V8 de 4,7 litros.

Mas as versões não acabaram aqui e em 1984 apareceu o 928-4, um protótipo que apresentava uma distância entre eixos maior e que aumentava o espaço para os passageiros. Em 1987, apareceu a quarta versão do modelo, o 928 S4 que tinha um motor V8 de 5,0 litros que conseguia desenvolver 316cv. Mas a Porsche também fez alterações no design que incluía um spoiler maior, e luzes traseiras redesenhadas.

A famosa placa de identificação GTS da Porsche apareceu no 928, pela primeira vez, em 1994. O deslocamento do motor V8 aumentou para 5,4 litros, enquanto que a potência e o torque aumentaram, respectivamente, para 345 e 369. O novo motor ganhou a honra de ser o V8 mais potente que a Porsche tinham implementado num automóvel de produção em serie.

O Porsche 928 permaneceu em produção por muito mais tempo do que inicialmente se esperava, muito devido às constantes melhorias e upgrades.

A produção deste modelo terminou em 1995, após a construção de 61.056 unidades, de acordo com o departamento de arquivos da marca germânica. O modelo nunca teve um substituto directo embora houvesse rumores de que um Panamera de duas portas o viria a substituir.