Mais estações e mais ebikes vão reforçar a rede GIRA, com a EMEL a apostar ainda a eletrificação das bicicletas convencionais existentes.
A EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) vai, até ao final do ano, colocar em circulação 500 novas bicicletas elétricas, reforçando a rede existente na cidade de Lisboa.
Simultaneamente a EMEL está a proceder à eletrificação de 400 bicicletas convencionais, fazendo com que 90% da oferta GIRA se enquadre no modo elétrico.
“Este investimento insere-se na missão da EMEL enquanto agente ativo da implementação de práticas de mobilidade suave e sustentável na cidade de Lisboa”, afirma a empresa que justifica esta aposta num dado: mais de 50% dos lisboetas residem, trabalham ou estudam a menos de 10 minutos a pé de uma estação GIRA.
“Continuamos empenhados na implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade, sendo a GIRA um pilar fundamental daquilo que é a estratégia de descarbonização ambiental da cidade. Mais de 50% dos Lisboetas residem, trabalham ou estudam a menos de 10 minutos de uma estação GIRA”, refere Carlos Silva, Presidente da EMEL.
Em maio deste ano, as bicicletas GIRA passaram a estar integradas no passe Navegante. Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam de ter uma conta na app GIRA e um cartão Navegante com passe mensal ativo.
No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app GIRA. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um acesso GIRA NAVEGANTE gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).