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6 segmentos que as marcas inventaram para se destacarem da concorrência

SHOOTING BRAKE O termo vem do tempo das carroças, mas foi aplicado em carros que misturavam características de coupé e carrinha. Carroçadores independentes fizeram versões para a Bentley e Jaguar, mas a Aston Martin e a Volvo chegaram a ter versões do género, baseadas no Virage dos anos 80 e P1800 dos anos 60. Atualmente, têm quatro portas, como os Mercedes CLA e CLS, mas mantêm o visual desportivo.
BERLINA TODO-O-TERRENO Antes de surgirem os SUV e crossovers, algumas marcas tentaram montar carroçarias normais em chassis próprios para TT. Nos anos 70, a AMC criou o Eagle e o SX4. Nos anos 90, a Subaru tinha uma versão berlina da carrinha Outback. A moda nunca pegou muito.
COUPÉ-CABRIOLET O coupé tem uma imagem desportiva mas não pode abrir a capota. O cabriolet pode andar aberto mas a capota de lona não filtra o ruído. O conceito foi inventado nos anos 30 com o Peugeot 302 Darl'mat, mas foi popularizado nos anos 90 com o Mercedes SLK, que gerou uma variedade de imitadores em marcas como Peugeot, Ford, Volvo, Opel e muitas outras.
PICK-UP UTILITÁRIA DESPORTIVA Nas últimas décadas, as pick-ups de trabalho têm ficado cada vez mais luxuosas. Mas algumas marcas quiseram ir mais longe e criaram pick-ups exclusivamente para uso civilizado. É o caso de modelos como a Chevrolet Avalanche ou a Subaru Baja (esta derivada da berlina Legacy), ou de modelos brasileiros como o Fiat Toro.
SUV CROSSOVER Os SUV (veículos utilitários desportivos, em inglês) já eram versões civilizadas dos veículos todo-o-terreno. Mas nos últimos anos surgiram os crossovers, que combinam a imagem de um TT com a versatilidade de uma berlina para uso urbano. Enquanto os SUV têm tração às quatro rodas como opcional, muitos dos crossovers têm o mesmo chassis de um modelo citadino ou familiar, e tração às quatro rodas raramente está disponível. Modelos como o Nissan Qashqai, Toyota C-HR, Peugeot 3008 ou Kia Soul são dos exemplos mais conhecidos.
COUPÉ DE QUATRO PORTAS Até há cerca de 15 anos, era garantido que a palavra coupé designava um automóvel de duas portas, derivado de um modelo familiar mas com aspeto desportivo e uma versão mais potente. Mas a Mercedes inaugurou uma nova moda com o CLS, e foi copiada por marcas como a Volkswagen (com o Passat CC e Arteon), Porsche (Panamera) ou Audi (A5 Sportback).

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Na indústria automóvel, existem formatos que correspondem a utilizações específicas para um automóvel. Um familiar, um executivo, um compacto, um desportivo, são todos fáceis de identificar. Mas seguir esses formatos pode implicar que um determinado modelo vai ficar afogado num universo de conformidade, obrigando muitas marcas a procurar novos caminhos.

Durante os mais de 100 anos de existência da indústria automóvel, as marcas tentaram criar modelos diferentes de todos os outros. A própria ideia de Karl Benz de montar um motor no seu triciclo era uma forma de criar um segmento diferente face às carroças com cavalos. Henry Ford criou o segmento familiar em 1908 com o Model T, o Willys Jeep foi o primeiro todo-o-terreno. Mas existem miríades de formatos diferentes de carroçaria, correspondendo a novos segmentos cujos carros são capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo.