7 dicas para otimizar a carga do veículo elétrico no inverno

03/12/2022

No inverno, com o frio, o desgaste energético das baterias de um veículo elétrico é maior. Confira conselhos para otimizar o carregamento.

Ter um automóvel elétrico não é nem um problema nem um impedimento para ter uma boa experiência de condução durante estes meses, mesmo nos países mais frios. Pelo contrário, um veículo elétrico funcionará até cerca de -40 graus Celsius, mesmo em condições mais frias do que um gasóleo, que normalmente tem um limite de cerca de -25 graus Celsius.

Contudo, refere a Juice Technology, especialistas em soluções de carregamento para veículos elétricos, há algumas dicas a seguir nesta altura do ano para otimizar o processo de carregamento de uma bateria eletrónica.

❄️Carregar o veículo quando chegar a casa, quando a bateria ainda estiver quente
O processo de carregamento é mais lento quanto mais fria estiver a bateria, por outras palavras, uma bateria quente absorve a eletricidade mais rapidamente do que uma bateria fria. Assim, se carregar quando chegar a casa, quando a bateria ainda não tiver arrefecido, levará menos tempo a carregar até à potência máxima, refere a Juice Technology.

❄️Se tiver essa opção, carregue durante a noite
Tenha em mente que “se a noite tiver sido muito fria (especialmente se o veículo estiver estacionado no exterior), necessitará de mais energia até que a bateria atinja a temperatura certa. É por isso que é uma boa opção programar a carga com o seu veículo confortavelmente com AC durante a noite, se tiver um dispositivo de carga em casa ou na garagem do seu edifício”, refere a Juice Technology que complementa: “Isto manterá a bateria a uma boa temperatura e reduzirá a perda de autonomia”.

❄️Antes de partir, tire partido da energia através da estação de carga
Pré-aqueça o veículo enquanto está ligado à estação de carga, uma vez que irá retirar energia diretamente da rede através da estação de carga, e não diretamente da bateria.

❄️Planeie a sua hora de partida e, com ela, o carregamento
Ao fazer o planeamento do carregamento, em função da hora de partida, conseguirá com que o automóvel fique totalmente carregado logo no momento em que começar a conduzir, impedindo que a bateria arrefeça e necessite de energia adicional até atingir a temperatura certa.

❄️Planeie a sua rota, incluindo paragens para recarregar o carro
Antes de um veículo parar devido a bateria fraca, o sistema terá dado vários avisos e a velocidade máxima permitida terá sido restringida. Mas para evitar surpresas, é bom planear a rota com antecedência, especialmente em viagens longas, incluindo possíveis paragens para recarregar.

❄️Utilizar o aquecimento dos bancos enquanto conduz
Refere a Juice Technology que, para maximizar a energia, especialmente se estiver a viajar sozinho é mais racional utilizar o aquecimento dos bancos enquanto conduz, pois gastará menos energia do que se utilizar o sistema de aquecimento central.

❄️Pré-condicione a bateria antes de carregar em DC
Se o seu veículo oferecer a função, pré-condicione a bateria antes de carregar através do Hypercharger. “Neste momento apenas Tesla, Porsche (com o Taycan) e Daimler (com a série EQ) permitem que as baterias sejam pré-aquecidas antes do carregamento DC, de modo a que o carregamento seja o mais rápido possível”, declara a Juice Technology.

Como os fabricantes protegem a bateria de um carro elétrico do frio
O frio aumenta a resistência interna das células da bateria, o que abranda o processo eletroquímico que ocorre durante o tempo de carga. Além disso, o desgaste celular é mais elevado em tempo frio.

Por esta razão, os fabricantes reduzem a taxa de carga a temperaturas abaixo de zero para proteger a bateria. Outra medida que tomam para mitigar o efeito do frio é utilizar um sistema de gestão de bateria que mantém a bateria numa gama de temperaturas ideal, mesmo à noite, quando o carro não está a ser utilizado.

Além disso, a baixas temperaturas, o consumo de energia aumenta devido ao aquecimento e, portanto, a autonomia do veículo elétrico diminui.

Para o condutor, isto traduz-se em menos alcance global, mais perda de energia quando parado e um processo de carga mais lento, pelo menos até a bateria atingir a temperatura certa.