A futura estação de Metro de Alcântara vai ser assim

27/08/2023

O prolongamento da Linha Vermelha do Metro de Lisboa vai obrigar à criação de novas estações de metro. Entre elas, está a nova estação e conexão intermodal de Alcântara, que irá funcionar à superfície.

 

A circulação de comboios irá acontecer sob o atual complexo nó rodoviário – cuja reformulação está prevista com a chegada do metropolitano. O desenho da estação de Alcântara já tinha sido divulgado durante da consulta pública do projeto de prolongamento da Linha Vermelha.

Com assinatura do atelier de arquitetura Aires Mateus, o projeto da estação prevê dois andares: um para o Metro de Lisboa e outro para a futura linha de metro ligeiro LIOS (Linha Intermodal Sustentável). O edifício estará ainda preparado para a futura nova estação subterrânea de comboios de Alcântara, que ligará, finalmente, as linhas de Cascais e de Sintra.

As imagens renderizadas agora divulgadas não mostram as alterações do espaço público já previstas para a zona de Alcântara, e que deverão ser concretizadas com a chegada do Metro: entre as mudanças, está prevista, por exemplo, uma reformulação do acesso à auto-estrada, um espaço verde junto ao Baluarte do Livramento (onde se iniciará o viaduto), e uma ligação pedonal e viária à futura estação de comboios do Alvito, que se encontra parcialmente construída.