O protótipo revelado nas instalações da ABB em Pinetops, nos estado norte-americano da Carolina do Norte, substitui o tradicional motor V8 por três motores elétricos.
Colocados um à frente e dois atrás, os motores elétricos do protótipo debitam 1365 cavalos de potência, aproximadamente o dobro de um Nascar normal.
No desenvolvimento e testes do protótipo estiveram empenhados a ABB e o centro de investigação e desenvolvimento da NASCAR em Concord, mas também as marcas presentes no campeonato, a Ford, a Chevrolet e a Toyota.
O carro foi testado em várias pistas do circuito NASCAR, incluindo uma oval de uma milha em Phoenix e a pista de cidade de Chicago, tendo sido conduzido por David Ragan, que o levou aos 257 quilómetros/hora. O veterano piloto e comentador televisivo está convencido que o automóvel pode bater os 321 km/h quando levado ao limite.Muitos entusiastas das stock-cars irão sentir a falta do rugido tradicional da NASCAR, mas Ragan diz que o novo zumbido revela outra dimensão do desporto. “Consegue-se ouvir o vento a circular à volta do carro”, explica. “Ouve-se o guincho dos pneus e a borracha a ser projetada, o que normalmente não se nota com o ruído do motor.”
O protótipo tem tração integral, ao contrário da habitual tração traseira, e os computadores de bordo ajustam automaticamente o binário entre a frente e a traseira.
O stock car eletrificado e testado em pista tem três motores STARD UHP de 6 fases (um dianteiro e dois traseiros) que fornecem energia diretamente aos quatro pneus Goodyear Racing Eagle especialmente concebidos. Ancorado por uma bateria de 78 kWh arrefecida por líquido, o grupo motopropulsor sintonizável pode produzir 1.000 kW de potência máxima.
A carroçaria do ABB elétrico é feita de fibra de linho ecológica, mais pesada do que a fibra de carbono. Chris Shigas, vice-presidente da ABB diz que “os engenheiros adoram trabalhar com ela. Dizem que cheira exatamente como uma carpintaria quando a cortam.”
