Um estudante de 16 anos de Berlim passou dois anos a desenvolver uma nova linha de autocarros na cidade, depois de ouvir as queixas dos seus amigos sobre a falta de transportes locais na cintura urbana da capital.
A nova linha de autocarros expresso X26, no norte da cidade, ligaria Schildow, via Hermsdorf e Glienicke, à estação de metro de Tegel. A nova via expresso, no norte da cidade, ligará Schildow, via Hermsdorf e Glienicke, à estação de metro de Tegel.
Com a ajuda de um vereador local, o adolescente Ben Henning alugou, no mês passado, um autocarro de dois andares, antigo BVG MAN, de três eixos, para provar a viabilidade da rota. O autocarro estava tão cheio, com 180 passageiros em pé e sentados, que os potenciais clientes ao longo do percurso tiveram de ser afastados.
Vários jornais e meios de comunicação locais cobriram o evento. Ben não tinha qualquer experiência na conceção de percursos de autocarros e aprendeu sozinho a fazê-lo, utilizando o seu computador para criar mapas e horários.
Consultou especialistas e o que começou por ser “um pouco de diversão” depressa se tornou numa atividade séria. O estudante disse que queria fazer algo proactivo para melhorar os transportes locais e não apenas queixar-se.
É um feito espantoso para um jovem de 16 anos”, afirmou Jana Klätke, política local de Gliencke e vice-presidente da Câmara Municipal. A BVG comprometeu-se a analisar o potencial do trajeto e a consultar as autoridades locais dos transportes, uma vez que parte da linha se situa fora dos limites da cidade.