Lembra-se de quando fez o exame de condução? É um momento de ansiedade, pois qualquer pequeno erro parece gigantesco, mas quando chegamos ao final, percebemos que os erros não eram graves e não foram um impedimento. O mesmo não pode dizer esta adolescente americana de 17 anos, que, ao iniciar o exame, atirou o carro contra um prédio e mandou a instrutora para o hospital.
O insólito teve lugar na cidade de Buffalo, no estado do Minnesota, no interior dos Estados Unidos. A adolescente não identificada (nos Estados Unidos é permitido tirar a carta com 16 anos) enganou-se e colocou a caixa automática em D em vez de R, e o carro acelerou repentinamente contra a parede do prémio mais próximo. A instrutora, de 60 anos, teve que ser assistida no hospital com ferimentos ligeiros.
Em Portugal, fazemos os exames de condução com carros citadinos de motor Diesel à volta dos 1500 cc e cerca de 90 cv. Todos têm caixa manual, necessitando de coordenação entre o uso da caixa e dos pedais. Esta aluna de condução nos Estados Unidos fez o exame com um SUV Chevrolet Equinox, com motor 2.4 de 185 cv e um peso de 1700 kg. Muitos americanos nunca aprendem a trabalhar com uma caixa manual durante toda a vida.