Publicidade Continue a leitura a seguir

Aí está o airbag que evita colisão entre ocupantes

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Hyundai está a desenvolver airbag para o banco do condutor que impede que os dois ocupantes da frente colidam em caso de embate lateral violento

Desde a primeira aplicação em automóveis de produção em série, em 1980, num Mercedes-Benz Classe S (o conceito foi criado no início dos anos 50), a evolução dos airbags como equipamento de segurança foi contínua. Hoje, a bolsa de ar que salva vidas não está apenas à frente de condutor e passageiro, temo-las ‘espalhadas’ por todo o habitáculo, essenciais para minimizar o risco de ferimentos graves em caso de acidente rodoviário. E os fabricantes continuam a investir em soluções cada vez mais eficientes e inovadoras.

No início deste ano, a Hyundai apresentou o primeiro airbag multicolisão do mundo, depois de ter surpreendido com a apresentação de um inédito airbag para tetos panorâmicos. Agora, o emblema coreano volta a ser notícia, com um novo dispositivo para colocar na zona da consola central, entre condutor e passageiro.

Este novo sistema de airbag, instalado no interior do banco do passageiro, está pensado para reduzir em até 80% o risco de ferimentos e lesões na cabeça dos ocupantes dos dois lugares dianteiros, no caso de colidirem entre si, na sequência de uma colisão violenta. A marca refere ainda que o equipamento servirá também para proteger o condutor que viaja sozinho de colisões com materiais internos, que segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis representa cerca de 45% dos danos secundários em caso de acidente.

No desenvolvimento, o fabricante assinalou um outro objetivo, que passa pela redução de peso daquele equipamento. A Hyundai terá mesmo patenteado uma tecnologia nova, que se baseia num componente interior que permite que a bolsa de ar mantenha a sua forma, anunciando um peso cerca de 500 gramas inferior ao de um airbag do mesmo tamanho fabricado por marcas concorrentes.

A introdução no mercado está prevista para o próximo ano, já depois do processo de homologação por parte do Euro NCAP.