Alguém pagou 132 mil euros pelo carro mais pequeno do mundo

20/03/2022

Podia comprar uma das maiores berlinas do mercado, mas este colecionador anónimo decidiu investir 132 mil euros naquele que mereceu durante décadas o estatuto de carro mais pequeno do mundo.

Com só 1,37 metros de comprimento, o Peel P50 é o verdadeiro automóvel de citade, despido de todos os luxos, com apenas monolugar e três rodas para se desembaraçar com graça na lufa-lufa das grandes urbes. Mais: ao anunciar consumo médio de 2,8 litros/100km, o construtor da Ilha de Man, onde ficava a fábrica da britânica Peel Engineering Company, anunciava que conduzir o Peel era “praticamente tão barato como andar a pé”.

Contudo, apesar de elogiáveis, não terão sido estes os argumentos que levaram o modelo a atingir uma soma tão impressionante no mais recente leilão da Car & Classic, no Reino Unido. O que torna definitivamente especial este modelo de 1963 é a sua raridade. Deste pequeno modelo foram fabricados apenas 46 exemplares entre 1962 e 1965, todos equipados com um motor de 49 c.c. a debitar modestos 4,5 CV de potência, com caixa de três velocidades (sem marcha-atrás) e um verdadeiro peso-pluma de 59 kg. A carroçaria é em fibra de vidro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.