Publicidade Continue a leitura a seguir

Apesar da eletrificação, procura por petróleo vai continuar a subir no mundo até 2028

Publicidade Continue a leitura a seguir

A procura global por petróleo aumentará 6% entre 2022 e 2028, atingindo 105,7 milhões de barris por dia, impulsionada por uma forte procura dos setores petroquímico e de aviação.

 

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou um relatório anual em que declara que a procura mundial de petróleo crescerá 5,9% entre 2022 e 2028, atingindo 105,7 milhões de barris por dia (mb/d), um novo recorde. A que se deve isso? À forte procura dos setores petroquímico, da aviação e de economias emergentes.

NAS PREVISÕES DA AIE, NÃO HAVERÁ UM RETROCESSO DA PROCURA POR PETRÓLEO EM TERMOS GLOBAIS NESTE PERÍODO DE TEMPO (ATÉ 2028).

O forte crescimento do consumo em economias emergentes mais do que anulará a contração da procura nas economias avançadas, fazendo com que, à escala global, haja um aumento do consumo de petróleo, destaca a AIE.

Fonte: AIE

A recuperação da China continua, especialmente, inabalável, com a sua procura de petróleo a atingir um máximo histórico de 16,3 mb/d em abril último.

Também a Índia continuará a registar um crescimento ao longo da previsão. Em contrapartida, a OCDE como um todo pode atingir o seu pico este ano – um prenúncio do impacto generalizado da crescente eficiência e eletrificação dos veículos.

Apesar desse aumento em termos acumulados, espera-se que o crescimento anual da procura passe de 2,4 milhões de barris por dia este ano para apenas 400 mil de barris por dia em 2028. Ou seja, o crescimento da procura por petróleo abrandará.

Com base nessas novas previsões de médio prazo, prevê-se que, a nível global, o uso de petróleo para fabrico de gasolina diminua, mas o Diesel ainda continuará a crescer, ainda que a um ritmo menor.

Mais concretamente: há a expectativa de que a procura por gasolina comece a diminuir, após 2026, uma vez que a expansão dos veículos elétricos, o crescimento dos biocombustíveis e a melhoria da economia de combustível reduzem o consumo.

Fonte: AIE

O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, afirma em comunicado que a transição para uma economia de energia limpa está a acelerar, impulsionado pelo avanço de veículos elétricos, eficiência energética, preços elevados de energia, problemas de segurança de abastecimento evidenciados pela crise energética mundial e agravados pela guerra na Ucrânia.

O setor dos transportes rodoviários é aquele que evidenciará a maior travagem na procura de combustíveis fósseis dentro de três anos. Porém, a aviação continuará a usar em abundância combustíveis fósseis.

A PROCURA GLOBAL POR PETRÓLEO AUMENTARÁ 6% ENTRE 2022 E 2028, ATINGINDO 105,7 MILHÕES DE BARRIS POR DIA, IMPULSIONADA POR UMA FORTE PROCURA DOS SETORES PETROQUÍMICO E DE AVIAÇÃO.

Fonte: AIE