A startup portuguesa Miio tornou-se na primeira a disponibilizar uma opção de carregamento para veículos elétricos na rede elétrica nacional MOBI.E sem recurso a cartões físicos, num esforço de desmaterialização da utilização dos veículos elétricos. Assim, todo o processo de pagamento em mais de 2000 pontos de carga nacionais passa a ser possível de forma totalmente digital.

A aplicação Miio, fundada por dois antigos estudantes da Universidade de Aveiro e lançada há menos de dois anos, informa o utilizador com precisão sobre o montante a pagar pelo carregamento do veículo elétrico, além das já convencionais informações de localização dos pontos de carregamento em território nacional, bem como a sua potência, disponibilidade e preçário.

O utilizador pode ser notificado sobre quando se encontra disponível o posto que pretende utilizar, comparar preços, saber o estado atual e futuro da rede nacional e planear rotas.

“Os cartões de carregamento estão sempre suscetíveis a extravios e a serem perdidos, roubados ou partidos. Demos um primeiro passo na simplificação e transparência do carregamento, depois de percebermos que o utilizador não tinha controlo sobre o preço, duração do carregamento, estado do carregamento e kWh consumidos. Com a app da Miio, o utilizador passou a ter acesso à monitorização do carregamento em tempo real e agora essa experiência passa a ser 100% digital”, explica Daniela Simões, co-fundadora da Miio.

Através da aplicação é possível saber, com precisão, e com base no posto, hora do dia e veículo, quanto é que o utilizador vai pagar por esse carregamento, e agora fazê-lo sem recurso a nenhum cartão, algo que não acontece com mais nenhuma outra solução disponível no mercado.

“Queremos continuar a liderar e a inovar neste setor, acelerando a simplicidade e transparência do processo de utilização de veículos elétricos e, desta forma, ser um motor para a transformação da indústria automóvel em Portugal. A nossa aplicação reúne hoje a preferência de mais de 70% dos utilizadores de veículos elétricos. Com esta nova forma de carregamento iremos continuar a facilitar a vida dos nossos utilizadores”, reforça Daniela Simões.

Da parte da MOBI.E, o seu Presidente, Luís Barroso, felicitou a startup lusa e considerou que este é um passo importante na adoção dos veículos elétricos. “Esta melhoria é consequência também dos esforços que a MOBI.E tem vindo a realizar, no sentido de disponibilizar cada vez mais funcionalidades aos agentes de mercado que lhes permitam desenvolver ferramentas que tornem mais fácil e apelativa a utilização da rede, dando vida a um futuro cada vez melhor e mais sustentável”.

a carregar vídeo