M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Aston Martin está a preparar uma nova gama de supercarros com motor central, uma quebra com a tradição de motores à frente, mas que também vai introduzir novas tecnologias híbridas para atingir níveis superiores de performance, feitas em conjunto com a equipa Red Bull de Fórmula 1. Embora não seja o mais potente, o mais aguardado será talvez o carro conhecido apenas pelo nome de código AM-RB 003, que deverá ter o nome Valhalla.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A marca britânica apresentou o carro ao grande público há um mês, no Salão de Genebra, mas não revelou qualquer detalhe, exceto que as entregas aos clientes só começariam a ser feitas em 2021. Mas agora emergiu uma brochura do Valhalla entregue a potenciais clientes (na qual ainda é referido apenas pelo nome de código), e que revela que o novo supercarro da Aston Martin vai ter 1000 cv e que vai ter um preço de venda ao público de 875 mil libras, ou um milhão de euros. Qualquer interessado num dos 500 exemplares que a Aston Martin vai construir terá que entregar um depósito de 250 mil.

Um motor V6 biturbo com 750 cv vai transmitir potência às rodas traseiras, enquanto o motor elétrico vai estar ligado às rodas dianteiras, distribuindo os 1000 cv combinados pelos dois eixos, como um carro de tração às quatro rodas. Como o chassis e a carroçaria vão ser de carbono, pesa apenas 1350 kg, pelo que vai ser capaz de atingir prestações superiores à da maioria dos supercarros, passando a barreira dos 100 km/h em apenas dois segundos e meio, e continuando a acelerar até acima dos 350 km/h. A Aston Martin também vai dotar o Valhalla de suspensão ativa e controlo direto de vários elementos do chassis, como altura ao solo e afinação dos amortecedores, partilhados com o mais exclusivo Valkyrie.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.